Na altura do natal, ou em outras ocasiões, é sempre bom adicionar um pouco de sofisticação e classe à sua mesa de jantar. Porém, preparar uma mesa não tem de ser uma tarefa intimidante. A colocação correcta dos utensílios, copos e guardanapos maximizam a eficiência e o prazer do seu jantar. Por exemplo, uma regra básica que você deve seguir é usar um trilho de mesa. Outra seria colocar os talheres “de fora para dentro” ou seja os que você vai usar primeiro o mais longe do prato e os que usar depois devem ser colocados junto do prato. Compreender o “mapa” da mesa irá ajudar você a criar um ambiente elegante digno de seus familiar e/ ou namorado(a).

Algumas regras básicas (Nota: estas regras estão escritas como você estivesse olhando de cima para mesa. Não confundir “por cima” com “em cima”) :

Em relação aos pratos:

 

- Colocar o prato directamente em frente de onde você se vai sentar, cerca de 5 a 10 centímetros da borda da mesa.

 

- Colocar os pratos de salada, à esquerda, por cima dos garfos.

 

- Colocar o pão por cima dos garfos.

 

- Se você for servir um prato de sopa, coloque a colher de sopa justamente por cima do prato

 

- Limpe os pratos depois de cada refeição. Troque os pratos se várias refeições forem servidas (inclusive entradas e sobremesas).

 

Em relação aos talheres:

 

- Coloque os garfos à esquerda do prato e as facas à direita, sempre com o lado cortante virado para o prato. As colheres de sobremesa devem ser colocadas, junto com as facas, à direita do prato sendo excepção as espátulas ou faca de manteiga e as colheres de sopa que devem ser colocadas no topo do prato.

 

- Coloque os talheres pela ordem que vai ser usada de forma que os itens mais longe do prato sejam os primeiros a ser utilizados.

 

- Coloque os talheres para sobremesa cerca de 2 centímetros no topo do prato na horizontal. Coloque a colher com a parte que você pega virada para a direita e o garfo de sobremesa, ao contrário, virada para a esquerda. Dessa forma, quando o seu convidado pegar nos talheres de sobremesa e os virar para ele(a), o garfo estará sempre à sua esquerda e a colher à direita.

 

Quanto aos copos:

 

- Colocar os copos de agua à direita, por cima da faca.

 

- Colocar copos de vinho ou outros copos à direita do copo de água

 

- Colocar guardanapos por cima ( não em cima) dos pratos.