Os peixes são sempre uma ótima opção de alimento para qualquer ocasião, pois são práticos de serem feitos, possuem muitas opções de preparo e são muito saborosos. Por isso, estão cada vez mais presentes em nossas refeições.

Apesar de ser muito simples de se preparar, muitas pessoas possuem dúvidas em como preparar filé de peixe congelado sem que o peixe perca a qualidade. Se você também possui essa dúvida então confira algumas dicas que preparamos.

Como descongelar um filé de peixe congelado

Antes de aprender a descongelar um peixe, vale a pena entender como ocorre o processo de congelamento. Após pescarem o peixe, os pescadores já congelam a pesca no barco, estando ainda em alto mar, isso é importante para que o peixe mantenha qualidade após ser congelado.

Após adquirir um peixe congelado existem algumas formas de realizar o descongelamento, algumas pessoas costumam usar água quente para descongelar o peixe, mas isso está errado porque a água quente pode encharcar o peixe. A melhor maneira de realizar o descongelamento é usando água fria ou deixar ele descongelar lentamente na geladeira. Ao deixar o peixe na água gelada é importante que ele não fique por mais de 20 minutos nela.

Outra forma que é utilizada é deixar o peixe descongelar em temperatura ambiente, essa forma também não é aconselhada, devido as bactérias que podem se acumular no recipiente enquanto o peixe estiver em temperatura ambiente.

Após descongelar o peixe, ele deve ser bem escorrido, enxugado com toalhas de papel e deve ser preparado imediatamente para evitar que ele perca a qualidade. Existem algumas maneiras de descobrir se o peixe é fresco, alguns pontos devem ser analisados como visual, o cheiro e se o peixe é maleável.

Como preparar um filé de peixe congelado

O preparo de um peixe congelado é simples e prático. Vale lembrar que existem alguns tipos de peixes e algumas formas de preparo em que não se precisa descongelar o peixe. Se o peixe for em posta e não possuir muitos espinhos como os filés, ele pode ser preparo no molho, já outros como salmão, podem ser fritos usando azeite.

Independente do tipo de peixe escolhido, após ele ser devidamente descongelado, ele já pode ser preparado da forma que você preferir, pode ser cozido, assado, grelhado entre diversas outras formas.

Agora que você já sabe como preparar filé de peixe congelado, não precisa se preocupar na hora de comprar um peixe congelado, basta analisar se a empresa que oferece o produto é de qualidade e de confiança. Como a Lapesca, que oferece peixes, frutos do mar entre diversos outros produtos congelados de ótima procedência para os seus clientes.

O filé de peixe é bem prático e simples de se descongelar e preparar, porém qualquer tipo de peixe pode ser adquirido congelado e preparado da sua forma preferida, isso tudo sem se preocupar com o descongelamento.