Sempre tem alguém querendo manter o corpo em forma  ou querendo  ganhar massa muscular sem precisar ter que ficar horas dentro de uma academia. Os motivos podem ser muitos. Tem gente que quer economizar, tem gente que não se sente à vontade ou simplesmente não gosta mesmo daquele clima de academias de ginástica.

Mas tem mesmo como praticar musculação em casa? Tem sim! E é muito mais fácil do que parece. É claro que para que ninguém se machuque gravemente ou cause lesões que possam ficar sérias no futuro, para quem vai fazer musculação em casa, sem a presença de um profissional capacitado, o melhor é optar por exercícios sem a utilização de peso, mas que irão dar aquele resultado que você tanto deseja.

Está querendo começar? Então separamos alguns tipos de exercícios que você pode fazer. Veja aí:

1. Esteira ou bicicleta
Mas você deve estar se perguntando. Não era sobre musculação em casa? Porque eu tenho que fazer esteira ou bicicleta? Bem, a musculação não fará o efeito que você deseja se não deixar seu corpo em forma primeiro. Portanto, se estiver um pouco acima do peso, o melhor é começar sempre com algum exercício aeróbico que pode ser bicicleta, esteira, ou até uma boa subida de escadas.

2. Flexão de Braços
A flexão é um dos exercícios de musculação mais completos. Ela vai ajudar a fortalecer os braços, pernas, peitoral e abdômen. Tudo depende do tipo de flexão e da quantidade que você fizer. Faça assim: Deite no chão com o corpo bem reto, depois vá levantando o corpo com os braços até a altura que consegue. Abaixe novamente e repita. Se estiver começando do zero, inicie por sessões de 15 em 15 e vá aumentando conforme for ficando mais forte.

3. Agachamentos
Não só de braços vive um treino de musculação em casa. O agachamento vai focar em suas pernas e até vai melhorar seu equilíbrio. Para executar, faça assim: estique os braços e dobre os joelhos até o mais baixo possível. Depois se levante e repita. Para quem está começando, indica-se fazer 3 séries de no máximo 8 repetições por dia.

Existem outros exercícios bem simples que você pode fazer para completar sua musculação em casa, como por exemplo, o abdominal e as barras. Mas vá com calma, aumentando a intensidade dos exercícios com cuidado para não forçar demais o seu corpo. Outra dica da musculação em casa é ter persistência e disciplina!

Bons exercícios!