Sede vós, pois, perfeitos, como é perfeito o vosso Pai celestial”.                                                                                              Mateus 5-48

 

1 Em termos de caráterNesta vida, não podemos atingir a perfeição, mas podemos aspirar ser como Cristo, tanto quanto seja possível.

 

Nele habita, verbaliza-se e manifesta-se toda a plenitude do caráter divino.

“Porque nele habita corporalmente toda a plenitude da divindade”

Colossenses  2-9.

 

No Sermão da Montanha, a essência de um caráter genuinamente cristão, é caracterizada pelas seguintes qualidades: humildade, mansidão, fome e sede de justiça, misericórdia, pureza de coração e pacificador.

 

 Algumas dessas qualidades são reafirmadas em: Gálatas 5.22 “Mas o fruto do Espírito é: o amor, o gozo, a paz, a longanimidade, a benignidade, a bondade, a fidelidade”, onde fica bastante claro que, sem uma total dependência ao Espírito Santo, associada a um sincero e ardente desejo de agradar a Deus, buscando assim a sua vontade:   “Rogo-vos pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos como um sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. E não vos conformeis a este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus”   Romanos 12.1-2, fica impossível, inalcançável e intangível, nossa constante transformação, segundo a imagem daquele que criou em nós um novo homem:

E vos vestistes do novo, que se renova para o pleno conhecimento, segundo a imagem daquele que o criou”.  Colossenses 3.10.

 

2 Em termos de santidade – Devemos separar-nos dos valores pecaminosos do mundo, como fizeram os fariseus, mas, diferentemente deles, devemos dedicar-nos a fazer a vontade de Deus, ao invés de a estabelecer nossa, e devemos demonstrar  o amor e a misericórdia de Deus ao mundo.

 

Mas, o que é santidade? Santidade significa: separação total a Deus, dedicação total a Deus, vem de sagrado, consagrado. Sem um coração santo não se pode viver em santidade.

 

Santidade é o clamor do coração de Deus para o seu povo desde a Antigüidade até os dias de hoje.  “...Sede santos, porque sou santo!”  (I Pedro  1.16)

 

Deus deseja uma geração que seja exclusiva para si, separada para si, consagrada para si. E esse anseio do coração de Deus se revela em toda Bíblia. É um cuidado da parte de Deus com os seus escolhidos.

 

Não há como falar em Santidade, separação, consagração, dedicação, obediência e fidelidade, sem falar de Daniel e seus amigos (Sadraque, Mesaque e Abede-nego). Daniel é um exemplo forte e sua história se apresenta como uma das mais lindas no que diz respeito à dedicação a Deus.

 

A Santidade, por nos aproximar de Deus, por ser agradável a Deus e totalmente desagradável ao inferno, abre portas para a manifestação poderosa de Deus.

 

Os milagres acontecem, os livramentos deixam os inimigos perplexos. Tudo isso, porque a Santidade nos aproxima de Deus e o desejo do nosso coração se alinha ao desejo do coração de Deus que se realiza plenamente em nossas vidas e através das nossas vidas.

 

Quem já experimentou a graça da santificação não precisa fazer esforço em praticar o bem e a justiça. É tão lógico como a figueira dar figos e a videira, uvas.

 

O homem santificado opõe-se a todo pecado; anda nos estatutos do Senhor e guarda os seus juízos e os observa.

 

3 – Em termos de maturidadeNão podemos alcançar um caráter semelhante  ao de Cristo e uma vida santa  de uma só vez, mas devemos crescer em direção à maturidade cristã, para sermos completos. Da mesma maneira que um bebê, uma criança, um adolescente e um adulto pensam e agem de maneiras distintas, de acordo com seu grau de maturidade. Deus espera que tenhamos comportamentos diferenciados, que reflitam nosso desenvolvimento espiritual: “Até que todos alcancemos a unidade da fé e do conhecimento do Filho de Deus, e cheguemos à maturidade, atingindo a medida da plenitude de Cristo.”   Efésios 4.13

 

A vontade de Deus para nós, é o crescimento espiritual progressivo, através de uma vida na plenitude do Espírito, vivendo em santidade, até que cheguemos à maturidade cristã.  O versículo acima, bem como a oração de Paulo pelos colossenses nos mostra isso: “...Não cessamos de orar por vós, e de pedir que sejais cheios do pleno conhecimento da sua vontade, em toda a sabedoria e entendimento espiritual; para que possais andar de maneira digna do Senhor, agradando-lhe em tudo, frutificando em toda boa obra, e crescendo no conhecimento de Deus” Colossenses 1.9,10.

 

O Espírito Santo capacitou o apóstolo Paulo para expressar onde Deus pretende chegar através desse crescimento espiritual, quando escreveu aos romanos: “Porque os que dantes conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem do seu Filho...” Romanos 8.29.

 

Jesus deixou claro que o caminho para a maturidade cristã, a santificação, a plenitude do Espírito, a vida frutífera, é conhecer e permanecer nas verdades contidas em sua Palavra: “Permanecei em mim, e eu permanecerei em vós; como a vara de si mesma não pode dar fruto, se não permanecer na videira, assim também vós, se não permanecerdes em mim. Eu sou a videira; vós sois as varas. Quem permanece em mim e eu nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis fazer”. João 15.4,5.

 

4 – Em termos de amorPodemos procurar amar aos outros tanto quanto Deus nos ama. Podemos ser  aperfeiçoados se nosso comportamento for apropriado ao nosso nível de maturidade; caminhamos em direção à perfeição, cientes  de que ainda  temos  muito a aprender e a crescer. Assim, nossa propensão a pecar jamais deve deter nosso esforço de parecermo-nos  mais com Cristo. O Senhor conclama todos os seus discípulos a se superarem. Elevando-se acima da mediocridade e amadurecendo em todas as áreas, a fim de ser como Ele. Aqueles que se esforçarem para atingir a perfeição, um dia serão semelhante a Cristo. “Amados, agora somos filhos de Deus, e ainda não é manifesto o que havemos de ser. Mas sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele; porque assim como é, o veremos. E todo o que nele tem esta esperança, purifica-se a si mesmo, assim como ele é puro”.  I João 3.2,3.

 

Temos um alvo a ser buscado, um ideal a ser alcançado, um projeto a ser realizado. Algo além de nossas forças e contrário à nossa natureza caída, mas possível pela força de outrem, pela força daquele que nos chamou das trevas para a luz.

 

Sigamos na estrada em busca da perfeição, lembrando-nos sempre de que a chegada e o prêmio são méritos daquele que abriu o caminho e que nos permitirá chegar até o fim.