Considerada uma nova modalidade pra profissionais, a Acupuntura está destacando-se a um grande número de de anos devido a suas ramificações de técnicas e seus resultados clínicos aceitáveis. Num certo período no continente eurpeu, no momento em que a Medicina Tradicional Chinesa apresentou-se, mais precisamente no século dezessete, ela não era vista com bons olhos entre o meio médico. Considerando que a Medicina do Oriente se baseia em patamares holísticos, reações independentes de causa, lógica não linear e em teorias acadêmicas não reducionistas, enquanto que a Medicina Ocidental, em ação contrária, possui fundamento na casualidade linear e em teorias científicas reducionistas, assim sendo percebemos que a Medicina Ocidental foi bastante fugaz em fechar as portas para um fenômeno pelo fato da Medicina Chinesa não possuir a comprobabilidade acadêmica da época.

Durante o perído em que a Medicina Chinesa teve preocupação em visualizar os fenômenos ao lado da natureza para provar a sua eficácia, a valente Medicina Ocidental tratou-se de acreditar que a Acupuntura e as outras técnicas vindas do Oriente não passavam de efeitos placebos. Para o Taoísmo da China, se a inserção de uma agulha em determinado lugar curasse uma enfermidade ou abscesso de origem dentária, isto já era o bastante. Mas para a Medicina do Ocidente, o ocorrido era história e não comprovado via ciência, passava então a ser um exemplo sem chances de ter ocorrido.

A Medicina da China é um estudo milenar, no entanto só a 20 anos a Medicina Ocidental começou a conceder credibilidade para a Acupuntura devido a diferentes estudos científicos controlados relacionados com a dor crônica, em que provaram que dentre os pacientes tratados via Acupuntura com dores crônicas em diferentes patologias, uma média de 88% obtiveram a redução da dor ou até mesmo a cura integral da mesma.

A Analgesia por Acupuntura é começada pela estimulação dos nervos com poucos diâmetros nos músculos, que enviam sinais nervosos para a medula espinhal e em seguida pra 3 centros da medula espinhal, do mesencéfalo e da hipófise, que são ativados em virtude de liberarem substâncias químicas, como a endorfina e a monoaminas que bloqueiam as mensagens da dor.

Por causa de todo o mecanismo neural que ocorre na Acupuntura e suas variedades, cabe também ao cirurgião dentista passar a entender a enorme eficácia dos efeitos benéficos do encaminhamento do paciente pra participar de uma série de sessões de Acupuntura.

Porém em que área da Odontologia seria legal receitar ao paciente adulto ou pediátrico algumas sessões de Acupuntura? Temos a possibilidade de indicar tanto para adultos como para os mais jovens, devido a uma grande variedade de técnicas. Na Acupuntura, dispomos de tratamentos com e sem a utilização de penetração usando agulhas, nomeada como Auriculoterapia, podendo-se utilizar agulhas, sementes ou magnetos presos em algum lugar do pavilhão auditivo favorecendo e evitando traumas nos adultos e crianças.

Citarei alguns dos procedimentos da Odontologia que podem beneficiar-se da Acupuntura: redução da ansiedade e traumas dos pacientes adultos e crianças; no pré e pós operatório de cirurgias ortognáticas, implantes de dentes, cirurgias periodontais, exodontias, cirurgias pré-protéticas, cirurgias parendodonticas; em pós operatórios de traumas buco faciais; em casos de parestesia ou paralisia da face; em dores causadas pelo tratamento ortodôntico ou ortopédico; em tratamentos de desordens miofaciais e modificações ou processos dolorosos da Articulação Temporo Mandibular; ronco ou apinéia do sono; bruxismo.

Temos a Acupuntura como uma medicina que tem muito para agregar à Odontologia e beneficiar não somente os enfermos mas também nós, dentistas RJ. Cabe neste momento aos profissionais buscarem mais estudo nesse segmento seja em função de poderem realizar a Acupuntura como para indicar um profissional capacitado.