Em meio ao dia a dia, muitas pessoas já tem com que se preocupar, seja com a família, trabalho e consigo próprio, não tento tempo de cuidar de sua própria segurança, mas quando se fala em segurança ficam algumas perguntas: Quais as condições para uma boa segurança ?Onde investir? Por onde começar? Como identificar pessoas e situações de risco? Quais as atitudes de segurança preventiva que devo ter?
Esquemas de segurança pessoal com numerosos veículos, batedores, vários agentes, helicóptero, tudo isso é para poucas pessoas que realmente tem condições financeiras de pagar.E quando se fala em esquema de segurança, envolve acompanhamento motorizado, os agentes, comunicação, equipamentos, etc.
É raro o cidadão comum entender a importância de se criar e implantar um planejamento de segurança pessoal, e sem a real importância não se consegue nem realizar uma análise de riscos na vida do segurado/cliente, muito menos implantar um planejamento básico e simples, não se consegue nada, não alcançamos o objetivo se a pessoa não ter a consciência que segurança significa prevenção.
Mas como o cidadão comum pode planejar sua segurança? Respondendo a esta pergunta e as demais, o principal é você tomar consciência de que pode ser alvo de criminosos, o 2º passo é procurar um profissional da área, ele irá tirar suas dúvidas e após uma pesquisa de segurança e um reconhecimento, antecipação e avaliação dos riscos, terá informações em mãos para indicar que tipo de medidas adotar.
Siderley Andrade de Lima, Consultor de Segurança Pessoal, membro da ABSEG (Associação Brasileira dos Profissionais de Segurança), colaborador do CONSEG Alphaville/ Tamboré e ex-militar graduado do Exército.
[email protected]