Conhecida cientificamente por “onicofogia”, esta mania de roer as unhas começa geralmente nas idades mais tenras prolongando-se até á vida adulta. Este hábito torna-se desagradável tanto em homens como em mulheres pois ao ingerir pedaços de unhas está a ingerir também microrganismos prejudiciais ao funcionamento do corpo humano. Estas bactérias podem causar problemas no estômago, inflamações na garganta, desgaste dos dentes e facilitam ainda o aparecimento de micoses nos dedos das mãos.  Mas no caso de ser mulher a situação agrava-se já que este vício dificulta e deforma o crescimento da unha, arranca as peles á volta da mesma e é visualmente inestético ter umas unhas descuidadas e feias.

Além disso este acto indica também vários traços da personalidade de uma pessoa: timidez, insegurança, falta de autoconfiança, transparece ansiedade, angústia ou medo.

Comece a planear a sua estratégia para deixar de roer as unhas. Às vezes basta um pouco de motivação e força de vontade mas se achar que o seu problema é mais grave pode sempre experimentar consultar um terapeuta corporal. Antes de chegar a tal medida tente algumas das nossas recomendações.

Por exemplo, comece a arranjar e a dedicar mais tempo às suas unhas. Pinte-as ou vá á manicure, escolha vernizes bonitos ou com sabores menos agradáveis. Isto vai fazer com que tenha pena de roer as unhas após tanto trabalho. Além de que o verniz torna a textura das unhas menos agradáveis. Se puser unhas de gel, tanto melhor!

Passe também verniz secante ou óleo de oliva por cima das unhas. Estas vão ficar com uma textura mais suave, menos apetecível. Uma alternativa é passar pimenta.

Fale com alguns dos seus amigos mais próximos e familiares que passem mais tempo consigo e alerte-os deste problema pedindo que a avisem quando estiver prestes a cometer o mesmo erro.

Experimente cada vez que lhe der a vontade de roer as unhas, mastigar uma pastilha.

Se quer um tratamento chocante tente procurar imagens de unhas sujeitas a este vício por alguns anos e repense duas vezes se quer que as suas sejam assim.

Para além de tudo, é uma pena estragar as suas unhas decoradas com os dentes. Para além do sabor do verniz não ser bom, teve trabalho a fazer a decoração e depois fica estragada...