Segundo os PCNs- Parâmetros Curriculares de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental de 1ª a 4ª  séries (2001) a necessidade e a valorização do uso da linguagem são determinadas conforme as necessidades sociais de cada momento. Atualmente, exigem-se níveis de leitura e de escrita diferentes e superiores das demandas sociais de até bem pouco tempo atrás, e essa exigência tende a crescer.

            Sendo a escola um espaço institucional de acesso ao conhecimento seria necessário haver uma demanda que visasse à revisão substantiva das práticas de ensino, que considera a língua como algo sem vida e os textos como um conjunto de regras a serem aprendidas. Os PCNs ainda ressaltam que cabe a escola possibilitar o acesso do aluno ao universo dos textos que circulam socialmente, pois esta constituição de práticas auxiliará o aluno a aprender por meio da diversidade de textos que circulam no nosso cotidiano.   

            Os PCNs (2001) a partir da década de 80, o Ensino de Língua Portuguesa têm sido o centro da discussão sobre a necessidade de melhorar a qualidade da educação no país. No Ensino Fundamental, o ponto principal da discussão no que se refere ao fracasso escolar, tem sido a questão da leitura e da escrita, pois os índices brasileiros de repetência nas séries iniciais estão ligados às dificuldades que a escola tem de ensinar a ler e a escrever. O fracasso escolar indica a necessidade de uma nova estrutura para o ensino de Língua Portuguesa. Essa nova estrutura deverá encontrar formas de proporcionar, de fato, a aprendizagem da leitura e da escrita. Contudo, essas atividades devem ser entendidas como atividades de letramento.