Como organizar uma oficina afro-brasileira?

Por Hédila Maria Alves dos Santos Santana

De acordo com a Lei 10.639/2003 o Ensino de História e Cultura Afro brasileira deve obrigatoriamente fazer parte do currículo e do cotidiano escolar e acadêmico.
Para tanto a referida disciplina Oficina Afro brasileira, tem como objetivo principal apresentar sugestões da aplicabilidade da Lei 10.639, uma vez que é de fundamental importância a solidificação e integração de novos conhecimentos a cerca dos estudos africanos.
Existem conteúdos programáticos a serem ministrados nas disciplinas envolvidas com este estudo, a exemplo de História, Literatura e EducaçãoArtística; tais disciplinas devem desenvolver um estudo sobre a História da África e dos africanos, a luta dos negros na sociedade brasileira, a cultura afro brasileira, bem como outros temas relevantes.
Entretanto, há ambientes educacionais que ainda preconizam a história dos africanos porque não conhecem profundamente a História da África, bem como todo seu legado cultural, pois estes ainda se encontram presos a história européia, onde era colocada a questão negra apenas como escravistas do período colonial, ou seja, o negro sendo sempre submisso.
Quando os negros africanos chegaram ao Brasil pouco a pouco o ambiente sócio cultural foi se modificando, uma vez que, muitos de seus costumes não fora esquecidos e nem tampouco deixados para trás; foram sendo integrados na sociedade a exemplo de: vocabulário, culinária, as brincadeiras dos filhos de escravos, as crenças, a religiosidade e etc.
Todo esse legado africano mudou o perfil cultural dos brasileiros, embora muitos ainda não aceitem essa diversidade multicultural que é tão marcante em nosso país; boa parte dessa herança cultural faz hoje parte do contexto sociocultural a exemplo da cultura afro brasileira que vem sendo vivenciada no nosso cotidiano não somente escolar mas também familiar.
Para tanto é de suma importância que docente e discente conheçam a história dos povos que contribuíram com o desenvolvimento do nosso país. Ressaltamos que os negros tiveram fundamental importância para o desenvolvimento econômico do Brasil.
Hoje se faz necessário estudá-los para que a sua permanência histórica seja vivenciada entre seus descendentes.
As instituições escolares assim como outros ambientes educacionais,devem desenvolver oficinas afro brasileiras, pois estas nos ensinam a desenvolver vários aspectos, entre eles os cognitivos que são importantes para a prática docente.
Para a realização dessas oficinas é necessário o embasamento teórico para que sejam desenvolvidas corretamente todas as etapas; deve ser apresentado nas séries iniciais recursos e materiais que envolvam diretamente o discente, como por exemplo: músicas e dramatizações, confecções de adornos e indumentárias, palestras, debates principalmente sobre a religiosidade africana, que ainda é alvo de muito preconceito.
Contudo, há muito que ser desenvolvido com crianças, jovens e adultos que fazem parte do contexto sócio educacional; e nós professores educadores, formadores de opiniões é que devemos sim contribuir para que a história africana não seja esquecida através do tempo.









Referência:

Benjamin, Roberto Emerson Câmara A África está em nós: história e cultura afro-brasileira.
Editora Grafset, 2004