Cada um de nós enfrenta dias corridos e horários apertados. Casa, trabalho, estudo, filhos, relacionamento, vida social e lazer, tudo acaba se misturando em um grande redemoinho de atividades sem fim. Organizar-se nesses tempos atarefados é essencial para ter qualidade de vida e poder desfrutar de todos os momentos da melhor maneira possível.

A organização pessoal é um dilema diário para a maioria das pessoas. O dia a dia atribulado acaba priorizando certos setores em detrimento de outros. Uma dica para começar a se organizar é dar prioridade à saúde. Um motor não funciona sem o combustível adequado. Você também não. Comece acertando o horário de descanso. Dormir bem é importante para que o dia seguinte renda ao máximo. Faça pelo menos três refeições saudáveis e guarde, ao menos, 30 a 40 minutos para cada uma.

Se você precisa se organizar para trabalha em casa, os horários podem ser ainda mais caóticos, pois todas as atividades domésticas acabam se mesclando ao trabalho. Defina uma tabela de horários e a cumpra rigorosamente, destinando pelo menos uma hora inteira para cada atividade. Um quadro branco na parede ou post-its – de papel ou virtuais – funcionam bem para isso.

Organizando o trabalho das tarefas mais urgentes para as menos urgentes, é possível resolver grande parte do que está acumulado. Nunca pare uma tarefa no meio. Se começar, termine-a. Da mesma forma, reserve tempo em sua tabela para organizar a casa. Reveze as tarefas diárias para que o processo não se torne cansativo e monótono e envolva seus filhos no processo de forma criativa. Isso vai proporcionar alguma ajuda a você e ainda um tempo a mais com as crianças.

Uma vida diária organizada é gratificante, pois ao final de cada dia, você poderá fazer o balanço das atividades realizadas, das tarefas concluídas, e ainda usar alguns minutos à noite para detalhar o que fará no dia seguinte. Em pouco tempo, poderá listar toda a sua semana sem estresse e cumprir sua agenda de forma otimizada.