fluxo de caixaO fluxo de caixa nada mais é do que uma ferramenta de controle financeiro que poderá registrar todas as entradas e também todas as saídas de dinheiro de uma empresa em um determinado período de tempo. Com isto todas as movimentações financeiras durante este período poderão ser representadas através de um bom fluxo de caixa. Nele é possível se visualizar as receitas, as despesas, as contas a pagar, contas a receber, empréstimos, reembolsos, seus rendimentos, ou ainda desvalorizações de investimentos, entre vários outros tipos de itens.

Por ser considerado como um tipo de ferramenta de controle financeiro eficiente, todo o fluxo de caixa deverá vir atualizado se possível, isto deverá acontecer em todos os dias. Isto é importante e necessita de muita disciplina já que ao se manter todos os registros financeiros de sua empresa atualizados é possível se tomar atitudes importantes. Afinal de contas o grande objetivo das empresas é se dar um lucro, e ainda conhecer suas receitas e despesas, tudo isto é essencial para que possa ser apurado através do fluxo de caixa.

Dicas para ter um bom fluxo de caixa

Procure primeiramente, antes de mais nada determinar um período para seu fluxo de caixa

Tudo isto irá depender do seu tipo de negócio para você ter um bom controle, você poderá controlar o seu fluxo de caixa por dia, por semana, por quinzena ou ainda mensalmente. Não escolha por um período que seja muito longo, senão você irá correr mais riscos de perder o controle de seu fluxo de caixa.

Procure definir uma forma de identificar as suas receitas e despesas.

Você poderá diferenciar as suas receitas e despesas por cores ou ainda por sinais de subtração na frente dos valores, o que é importante é que tudo isto seja fácil de ser identificado através do fluxo de caixa.

Periodicamente procure identificar movimentações financeiras, por isso procure separar as receitas e despesas periódicas das que não são. Desta forma você poderá as registrar nos fluxos de caixa e ainda faze previsões de pagamentos e também dos seus recebimentos determinados.