planilha de gastosEm algum momento você já deve ter controlado os seus gastos com aquelas várias planilhas genéricas que seus colegas de trabalho lhe passaram. Apesar disto, esta tarefa acaba sendo muito mais facilitada se você contar com uma ferramenta que seja personalizada, contando assim com seus gastos reais, estes que poderão ser adequados conforme a sua necessidade. Através deste tipo de planilha que indica tanto as suas receitas como suas despesas, fica bem claro se toda a saúde financeira de seu dinheiro está boa ou ainda se é a hora de colocar um pé de freio. Veja a seguir algumas dicas quanto a planilha de gastos.

Como organizar corretamente a planilha de gastos

Depois de se realizar uma boa organização escrevendo os 12 meses em colunas, esta é a hora de preencher toda a área de receitas, esta área é toda a sua entrada de dinheiro mensal, aquilo que você ganha, como por exemplo o seu salário, a sua aposentadoria, o aluguel, o dinheiro de aulas particulares, entre várias outras coisas.

Assim que tiver preenchido o campo de despesas, irá ter todos os seus gastos registrados durante o mês. E esse campo é bem extenso, ele irá variar bastante de acordo com o seu gasto individual, e é importante que se possa adequar toda a planilha de acordo com todas as suas necessidades.

Procure em seguida selecionar todas as colunas Receitas, e inclua em seguida a linha Total de Receitas, na aba de início selecionando por exemplo Número> Moeda > Casas decimais 2 > Símbolo R$ e clique em OK.

A seguir procure selecionar todas as colunas de despesas, incluindo assim as linhas de ''Total de Despesas'' e a linha ''Quanto sobrou?''. Na aba início, selecione Número > Moeda > Casas decimais 2 > Símbolo R$ e clique em OK.

Além disto em “Total de Receitas” procure selecionar as células do primeiro mês, em janeiro, e com isto vá até a aba de Fórmulas > Matemática e Trigonometria > Soma.

Em seguida na tela de Argumentos da Função, procure selecionar as suas células desejadas, e clique em ok, desta forma sua planilha estará praticamente pronta.