Como orar com imposição de mãos? Muitos acham que é uma atitude sem significado impor as mãos sobre alguém para orar, mas ao olharmos atentamente para os momentos em que isso foi feito na Bíblia iremos perceber que orar desta forma envolve grande importância, grande responsabilidade.

Vejamos então quais situações demandam desta atitude durante uma oração.

Transferir dons e autoridade. “Dou graças a Deus, a quem desde os meus antepassados sirvo com uma consciência pura, de que sem cessar faço memória de ti nas minhas orações noite e dia;

Desejando muito ver-te, lembrando-me das tuas lágrimas, para me encher de gozo; trazendo à memória a fé não fingida que em ti há, a qual habitou primeiro em tua avó Lóide, e em tua mãe Eunice, e estou certo de que também habita em ti.

Por cujo motivo te lembro que despertes o dom de Deus que existe em ti pela imposição das minhas mãos.” (2 Timóteo 1.3-6)

Você há de notar que o ministério e os seus dons foram despertados por uma oração com imposição de mãos.

Quando colocamos a mão na cabeça de alguém, o símbolo desta ação é que estamos transferindo algo que existe em nós para o outro, ou em outro sentido, estamos sendo canais de Deus para por meio de nós transferir algo que vem direto Dele; com o objetivo de atingir esta pessoa em que nossas mãos estão colocadas.

Em reuniões em que são consagrados pastores e líderes, é comum a imposição de mãos

Na minha adolescência, um homem falou com uma amiga que o dom dela precisava ser despertado e então colocou a mão em sua cabeça e começou uma longa oração, ao final nada visível aconteceu e ela ficou triste; então ele falou-lhe que a oração estava feita e que o despertamento era questão de tempo.

No dia seguinte ela foi tomada por uma poderosa ação profética, falava em línguas e entregava revelações para todos.

Sempre que tivermos a oportunidade e a direção do Espírito Santo, precisamos orar pelo despertamento dos dons.

Não tenha vergonha de orar por alguém, não busque manifestações imediatas, resultados na hora, simplesmente deixe-se ser usado para ministrar, o Espírito Santo fará o resto, ensine seu povo como orar a Deus

Mas procurai com zelo os maiores dons (1 Coríntios 12.31a).

Para ministrar cura: “E Jesus, estendendo a mão, tocou-o, dizendo: Quero; sê limpo. E logo ficou purificado da lepra.” (Mateus8.3)

“E, aproximando-se Jesus, tocou-lhes, e disse: Levantai- vos, e não tenhais medo.” (Mateus 17.7)

Como já dissemos anteriormente, temos o péssimo hábito de estereotipar as pessoas: “Essa pessoa é a da cura, essa é a da Palavra, aquela é do louvor”; aos olhos de Jesus não é assim que funciona.

A palavra é categórica, se cremos e pedirmos com fé Ele vai fazer o milagre. Não é você que cura uma pessoa, mas Ele quer usar você para esse fim.

Recentemente, um liderado nosso sofreu um terrível acidente de moto, fez uma cirurgia e fui visitá- lo no hospital.

Ele estava em um setor de enfermagem só de acidentados, umas 17 pessoas mais ou menos.

Quando terminei a oração por ele, perguntei se os demais gostariam de receber orações, todos solicitaram de bom grado.

Alguém me chamou a atenção para um rapaz que estava em estado catatônico: “Ore por ele, levou um tiro na cabeça”, e quando fui, outro falou: “Mas ele nem vai entender o que você está fazendo”, ignorei, impus as mãos sobre sua cabeça enfaixada com todo cuidado e começamos a orar.

No meio da oração ele moveu seus olhos em minha direção e começou a tentar falar.

Aproximamo-nos e ouvimos claramente: “Eu quero ir à igreja”, descobrimos que era um rapaz desviado e naquele momento recobrava sua lucidez, que desde o tiro tinha perdido.

Se ficarmos esperando o irmão que cura chegar para orar pelo enfermo, pode ser tarde ou podemos perder a oportunidade de sermos essa pessoa que é usada para cura.

Seja ousado e profetize cura! 

Libertação: “E, respondendo João, disse: Mestre, vimos um que em teu nome expulsava os demônios, e lho proibimos, porque não te segue conosco.” (Lucas 9.49)

Orar por libertação exige preparo, não podemos pôr as mãos para repreender se não tivermos cobertura e direções estratégicas para fazê-lo.

Mas, se por medo de retaliação, jamais expulsarmos os demônios, como é que ficarão as coisas? Então, procure se preparar.

Não tenha o nome de Jesus como um amuleto exorcista, tenha intimidade com Cristo, para que o inimigo não lhe veja, mas, quando ele olhar para você, na oração, veja a face de Jesus e fuja!

Abençoar alguém de forma específica: As bênçãos que o pai Isaque profetizou com imposição de mãos para os filhos Esaú e Jacó.

“E chegou-se, e beijou-o; então sentindo o cheiro das suas vestes, abençoou-o, e disse:

Eis que o cheiro do meu filho é como o cheiro do campo, que o SENHOR abençoou; assim, pois, te dê Deus do orvalho dos céus, e das gorduras da terra, e abundância de trigo e de mosto. Sirvam-te povos, e nações se encurvem a ti; sê senhor de teus irmãos, e os filhos da tua mãe se encurvem a ti; malditos sejam os que te amaldiçoarem, e benditos sejam os que te abençoarem.” (Gênesis 27.27-29)

“Esaú pediu ao pai: Meu pai, o senhor tem apenas uma bênção? Abençoe-me também, meu pai! Então, chorou Esaú em alta voz.

Seu pai Isaque respondeu-lhe: Sua habitação será longe das terras férteis, distante do orvalho que desce do alto céu. Você viverá por sua espada e servirá a seu irmão. Mas quando você não suportar mais, arrancará do pescoço o jugo.” (Gênesis 27.38-40)

Aqui temos uma bênção específica, falar “Deus te abençoe” é maravilhoso, mas haverá oportunidadesque você terá que fazer mais do que isso.

No texto vemos dois irmãos, o primeiro enganou o pai e recebeu a bênção do outro, Esaú não tinha compreensão de que a bênção é intransferível, cada um tem a sua.

Mas ele também recebeu uma palavra, não foi boa como a do irmão, mas também foi uma bênção.

Em Gênesis 33, quando os irmãos se reencontram, podemos ler que Esaú também teve uma vida próspera e abençoada.

Isaque falou que Esaú teria terras inférteis e sem chuva, essa situação o obrigaria a fertilizar e irrigar a terra, trabalho dobrado, certamente quando viesse o fruto ele daria muito mais valor.

Disse que sua espada não descansaria, quem vive sempre em guerra está sempre alerta, nunca relaxa, sempre é cuidadoso.

Disse que ele serviria o irmão, Jesus mesmo disse que o maior no Reino é aquele que serve, ele então teria oportunidade de ser o maior.

Ele termina falando que a bênção seria plena quando ele arrancasse o julgo sobre sua vida.

Precisamos é tirar o jugo para ver que em cada tribulação, cada desafio, cada trabalho tem uma oportunidade de promoção da nossa qualidade de vida.

Não imponha as mãos se estiver em pecado: “Agora, ó sacerdotes, este mandamento é para vós.

Se não ouvirdes e se não propuserdes, no vosso coração, dar honra ao meu nome, diz o SENHOR dos Exércitos, enviarei a maldição contra vós, e amaldiçoarei as vossas bênçãos; e também já as tenho amaldiçoado, porque não aplicais a isso o coração.” (Malaquias 2.1-2)

Fechamos esta parte com um alerta, não ore com imposições de mãos com a vida em pecado, você trará problemas não só para você, mas também para quem está recebendo a oração.

A profecia de Malaquias é categórica: AMALDIÇOAREI AS TUAS BÊNÇÃOS, isto é, aquilo que você abençoar será amaldiçoado, isso é muito sério, não brinque de ser crente.

Sempre sonde sua vida antes de impor as mãos sobre alguém.

Artigo Relacionado: