Todo empreendedor quando decide montar um negócio visa o sucesso, geralmente retratado com o retorno financeiro. O que vamos abordar aqui é uma ferramenta muito eficiente e barata de divulgar seu negócio e alcançar o tão sonhado sucesso.

O email marketing é uma das formas de marketing mais poderosas e de melhor custo/benefício para divulgar um produto e/ou serviço.

Com ele é possível atingir milhares de pessoas em todo o Brasil e até exterior com apenas alguns cliques e de forma toda automática. Basta criar uma mensagem de divulgação (folder virtual) do produto e/ou serviço, dispará-la aos milhares de emails de contato e aguardar os resultados.

No entanto alguns cuidados devem ser tomados. O primeiro deles é quanto a lista de emails. É muito importante que a lista de emails seja atualizada, com poucos ou nenhum emails inválidos. Existem empresas de mailing eu comercializam estes mailings.

O segundo cuidado é com a mensagem a ser disparada. O recomendado é que evite palavras que são muito utilizadas pelos concorrentes como “promoção”, “o melhor preço”, etc. Estas palavras são encaradas como SPAM pelo sistema anti-spam dos principais provedores e podem fazer com que suas mensagens não cheguem na caixa de entada da pessoa que deseja impactar.

O terceiro cuidado é quanto ao servidor de SMTP a ser utilizado para o disparo destas campanhas. Evite utilizar o smtp de seu provedor de emails, pois você pode ter sua conta bloqueada por prática de spam. Vale também evitar softwares que simulam um servidor de smtp (os camados auto-sender ou auto-smtps); as mensagens enviadas por estes softwares geralmente sõ classificadas como spam. Para campanhas de email marketing é necessário usar servidores de smtp específicos para envio de email em massa, com dns reverso configurado. Há empresas de tecnologia que oferecem este serviço, contrate uma.