SEOO Search Engine Opitimization, ou SEO, é uma forma de alavancar sua página nos resultados de pesquisas em sites de busca. Ele otimiza as pesquisas de palavras-chaves relacionadas ao seu site para que, quando algum internauta pesquisa-las, sua página tenda a aparecer entre os primeiros resultados.

Para fortalecer uma marca ou divulga-la no meio on-line, utiliza-se o marketing digital, o qual pode contemplar diversas escolhas, como social media, ads online, PPC e o SEO, além de outros mais. Mas um bom SEO aumenta ainda mais as chances de sua estratégia digital funcionar. Ele poderá expandir a visibilidade de seu site, aumentar o conhecimento sobre sua marca, produto ou blog e obter mais acessos e efetivar vendas, por exemplo.

Para realizar o SEO, existem algumas etapas: pesquisar a concorrência e o público para adequar o conteúdo da página e saber quais são as melhores palavras-chaves que se relacionam com ela, análise de todo o site para adequá-lo às regras e algoritmos dos sites de busca, como o Google Panda (pois nenhuma estratégia funciona sem que o material seja de qualidade), e, por fim, uma assessoria de imprensa, fazendo com que seu site seja referenciado por blogs, sites e outros portais online, pois quanto mais linkagem com sua página houver, mais o Google, por exemplo, entenderá que ele é relevante e de boa qualidade.

Assim, o SEO é uma ferramenta quase que fundamental na hora de alavancar a sua página ou melhorar o desempenho de campanhas online e deve ser feito sob muita cautela por uma equipe especializada e dedicada para atingir o seu objetivo. Seu resultado ocorre de médio a longo prazo, diferentemente de estratégias digitais patrocinadas que possuem resultado efetivo, mas também não garantido, e tanto a agência ou profissional que está realizando o serviço de SEO quanto o cliente devem acompanhar e mensurar os resultados para perceber se seu site e sua estratégia estão no caminho certo ou se o trabalho possui uma demanda diferente.