COMO O PSICOPEDAGOGO PODE ESTIMULAR O DESENVOLVIMENTO NA EDUCAÇÃO INFANTIL?

            Andreia Pampolini

 

Este artigo descreve a importância do Psicopedagogo na estimulação do desenvolvimento do alunado infantil, aonde se aprende brincando e acaba descobrindo o mundo de um jeito próprio real e imaginário.

Observamos que a importância do estímulo feita por um psicopedagogo em todas as fases que o aluno da educação infantil, acontece em seu desenvolvimento, por meio de atividades lúdicas organizadas com objetivos determinados proporcionando descobertas, com precisão de experimentar e de encontrar tudo o que as abrange, facilitando a construção do conhecimento juntamente com professor e aluno.

O apoio de todas as informações conseguidos através do pedagogo faz a Educação mais estimulada em diversas fases do desenvolvimento, ajudam o aluno na construção do pensamento, desenvolvendo os conhecimentos, ocorrendo uma estimulação na etapa inicial impedindo problemas futuros e causando interação aluno e aprendizagem.

O desenvolvimento/aprendizagem do ser humano contribui para um conhecimento, destacando a inclusão entre eles com a importância do desempenho na atuação do psicopedagogo dentro da sala de aula, ajudando a descobrir as dificuldades de aprendizagens de cada aluno.

 Observamos que o Psicopedagogo na sala de aula consegue instigar o desenvolvimento da criança na Educação Infantil no desenvolvimento afetivo esperando para a idade proposta, aonde é imaginável avaliar as impossibilidades de concretizar atividades de maneira lúdica, que instigam as diversas fases do desenvolvimento da criança.

 Percebemos que o desenvolvimento humano é uma condição que se da para a aprendizagem e as estruturas próprias de cada nível, para cada nova descoberta. Fazendo os processos de desenvolvimento/aprendizagem à própria importância de desenvolvimento ligado a métodos de mudança e de transformação do seu funcionamento psicológico, inclui o caso de processos de aprendizagem que dizem respeito a um grande número de experimentos do aluno com o mundo em que vive.

A prática educacional ocupa um lugar de destaque nos métodos, dando importância na construção do conhecimento do ser humano, assim a Psicopedagogia apareceu para suprir uma necessidade para uma melhor inclusão do processo de aprendizagem buscando um conhecimento em todo campo de disciplina.

Deste modo, o psicopedagogo tem uma função muito importante como a de identificar o desempenho do aluno, suas transformações e seu relacionamento com o aprender com entendimento de mundo. Esta sabedoria cobra do psicopedagogo o conhecimento do método de aprendizagem e o e o desenvolvimento humano e todas as inter-relações com os fatores que podem influenciá-lo no conhecimento sobre o desenvolvimento de uma criança de uma maneira lúdica, para estimular esse desenvolvimento, cada vez mais estruturado na aprendizagem.

Na Educação Infantil precisamos ter apoio do educador, um aliado essencial que estimule a linguagem como, contos com fantoches, músicas infantis, parlendas e relatos do dia a dia que são ótimas atividades para instigar a ampliação do vocabulário e o melhoramento na pronúncia, algo muito importante nesse Período Pré-Operatório etapa da qual destaca o começo da manifestação da linguagem ocasionando transformações importantes em aspectos cognitivos, afetivos e sociais do aluno, possibilitando a influência mútua interindividuais, especialmente, a capacidade de trabalhar com aspectos significativos à realidade.

Neste aprendizado, a criança apresenta a habilidade de agir de forma coerente em função da aquisição de sensoriais-motores na fase anterior. A criança apresentará um entendimento da realidade em que adaptem oportunidades de analisar elementos, jogos grupais educativos, de uma maneira lúdica que auxilia a criança a desenvolver a sociabilização e a afetividade.

 Finalmente podemos dizer que o movimento pode ser visto como um meio de expressão e está profundamente unido ao desenvolvimento da capacidade de dominar as ações motoras, tendo liberdade para se movimentar, e conhecer seus limites. O conceito da motricidade tem um modo pedagógico pela qualidade do movimento, em permanecer a criança imobilizada limitando o fluir de importante desenvolvimento da pessoa, procurando entender o valor da educação nessa fase de desenvolvimento.

REFERENCIAS

PAMPOLINI, Andreia. Como o psicopedagogo pode estimular o desenvolvimento na educação infantil. Alto Araguaia – MT. 2015