Internet se refere ao sistema de informação global, é logicamente ligado por um endereço único baseado no Internet Protocol (IP), é capaz de suportar comunicações usando o (TCP/IP) ou suas subseqüentes extensões. O TCP/IP é a tecnologia que atingiu o maior grau de padronização e penetração que qualquer outra. Nenhum computador conectado à internet no planeta não faz parte deste conjunto, a internet, é um privilégio da vida moderna para o homem moderno. É o maior repositório de informações acessíveis a qualquer pessoa que a acesse de qualquer parte do mundo.O que distingue a Internet de outros meios de telecomunicação é que ela faz uso de um protocolo já citado acima, que lê a informação transmitida e a envia para o destino estabelecido pelo usuário

O bloco de países emergentes BRIC (Brasil, Rússia, Índia e China) pode fazer com que o número de internautas chegue a 1,5 bilhão até o ano 2011, um crescimento absoluto de 36% em relação ao 1,1 bilhão de pessoas conectadas em 2006. O dado faz parte de uma estimativa da empresa de pesquisas JupiterResearch, que projeta crescimento também em regiões com maior densidade de usuários, como no Japão e EUA, mas menos significativo do que o apresentado em outra região.

A busca por informação e entretenimento dos brasileiros passa cada vez mais pela rede mundial de computadores. Segundo dados divulgados pelo Ibope/NetRatings, a Internet residencial brasileira cresceu 34,7% no último ano. O fato de a Internet ser uma ferramenta sem fronteiras territoriais permite que um usuário qualquer, sentado diante da telinha de seu computador, tenha acesso a sites como e-commerce ou acesso a Internet Banking, localizados em qualquer lugar do mundo. Atualmente a internet e as demais tecnologias de informação e comunicação são responsáveis por modificar todo nosso sistema social, grandes parte do crescimento fenomenal da Internet pode ser atribuída as paginas web, uma estrutura conhecida como WWW (World Wide Web) .

Vale apena lembrar-se das palavras do roqueiro Axl roses em sua passagem pelo Brasil que dizia que a internet é "A Grande Lata de Lixo" por isso devemos ter cuidado em cada passo no mundo virtual já que existem muitas informações incoerentes e falsas na rede mundial de computadores, qualquer um pode compartilhar informação e divulgar suas idéias na internet, e é praticamente impossível controlar ou censurar todo o conteúdo da rede há até certa ingenuidade, mas muitos se aproveitam disso para difundir ideologias nazistas, terroristas, drogas, prostituição, pedofilia, pornografia. O uso da internet vem se intensificando nos últimos anos e gerando isolamento social, substituindo outras atividades cotidianas.

TCP/IP Transmission Control Protocol/Internet Protocol é o protocolo dominante na composição dos tráfegos da Internet, correspondendo em média a 95% dos bytes, 90% dos pacotes e 80% dos fluxos.O protocolo de controle de transmissão TCP descrito na provê um serviço de conexão de dados confiável e eficiente para as aplicações. Este protocolo possui mecanismos que asseguram que os dados (pacotes) sejam entregues sem erros, na ordem que foram enviados e sem perda ou duplicação de dados.

Pode-se perceber através das informações relatadas acima, que o protocolo de transporte TCP apresenta a mais expressiva participação nas redes atuais, sendo esta, portanto, utilizada para a série de simulações realizadas neste trabalho.

O TCP opera acima da camada do protocolo Internet (IP), no entanto, a natureza sem conexão do protocolo IP, onde este implementa um serviço de melhor esforço (best-effort), dificulta o controle de congestionamento pelos roteadores dentro da rede. O TCP é orientado a conexão. Duas estações finais utilizando TCP devem estabelecer uma conexão fim a fim entre estas duas extremidades antes de transferir quaisquer dados

Tim Berners-Lee criou o primeiro site da web em 1991, na tentativa de fomentar uma rede de computadores que possibilitasse aos cientistas compartilhar suas pesquisas com facilidade (Friedman, 2006).

O acesso a Web se dá através de aplicações de software denominadas navegadores, estes possuem uma interface gráfica que possibilita ao usuário utilizar o mouse para navegar pela Web. Os navegadores Web se tornaram um meio de acesso universal porque apresentam a mesma interface em qualquer sistema operacional sobre o qual são executados.

Conclusão

A Internet é um conglomerado de redes em escala mundial de milhões de computadores interligados pelo Protocolo de Internet que permite o acesso a informações e todo tipo de transferência de dados, é dissociado da vida impessoal e torna-se saudável quando integrado social. A Internet é a principal das novas tecnologias de informação e comunicação (NTICs).