COMO MUDAR DE HÁBITOS
ALIMENTARES

Com o homem civilizado sendo alimentado desde a infância por uma alimentação industrializada, que chance tem de ter uma vida saudável?
Existe algum modo de reverter o processo?

Afortunadamente, a resposta é -SIM- se ele tem o desejo e a determinação de levar esta proposta até o fim. Mas não espere um milagre da noite para o dia. Dependerá de quantos anos você levou para intoxicar-se. Levou muitos anos saturando o organismo com venenos tóxicos vindos de comidas enlatadas, empacotadas, ensacadas, cheias de preservativos, colorantes, aromatizantes, hormônios, etc.
A primeira coisa que deve ser feita é eliminar todos esses produtos de sua dieta, assim como todas as drogas ? incluindo cigarro, álcool


e medicamentos. Como isso é impossível, eu sei, não se preocupe com isso. Na medida em que você for substituindo os produtos brancos pelos pretos, os integrais, o apelo ira diminuindo e com o tempo. Surpreendentemente você os terá deixado.
O próximo passo é selecionar uma dieta a base de produtos naturais e segui-la de uma vez por todas, definitivamente.
A troca será gradual, imperceptível, mas vagarosamente irá sentindo a diferença. O vigor físico terá uma melhora surpreendente e a necessidade de ir ao médico diminuirá. Se você for uma dessas pessoas determinadas...
Seja paciente! Dê uma chance de seu corpo autocurar-se. Você começou por eliminar as principais causas das doenças. Levará um tempo para seu corpo começar a rejuvenescer. Isso dependerá de quanto material tóxico você tem para eliminar. Não espere que esse processo seja simples demais. Você terá bons dias e maus dias. Quando os venenos tóxicos forem sendo eliminados do corpo e forem sendo recolocados por nutrientes saudáveis, você irá sentir o que nós Naturopatas chamamos de "crise de cura". Você se sentirá miseravelmente fraco. É a crise de abstinência. O corpo se recente da ausência dos venenos os quais ele já estava acostumado. Poderá ter febres e diarréias.


Irá eliminar grandes quantidades de mucos através de seu nariz, boca e fezes. Ao excesso de muco não eliminado do organismo que se localiza na face, chamamos de sinusite.
Só como informação sobre o que o acúmulo de tóxicos é capaz de gerar.
Não se alarme!
O que acontece é perfeitamente normal. Tão logo você troque seus hábitos doentios por um programa de saúde, você começará a construir sua força vital e recuperativa. Você terá chegado ao ponto crucial, quando sua força vital tiver se tornado forte o suficiente para tomar o comando e começar a retirar todas as toxinas que você vem acumulando durante todos esses anos.
Esta "crise de cura" pode durar um dia, uma semana ou mais, depende da quantidade de toxinas que você tem que eliminar. Quando isso passar, você irá se sentir uma pessoa renascida.
Nossa alimentação diária determina o tipo de química que temos em nosso organismo, tipo de química que corre em nosso sangue.
Ele poderá ser mais ácido ou mais alcalino.
A tendência ácida é dada pela quantidade de alimentos tóxicos, cheios de aditivos ingeridos. Os alimentos podem ser acidificantes ou alcalinizantes conforme o seu modo de agir no organismo. A ciência diz que uma alimentação equilibrada deve conter mais alimentos alcalinos do que ácidos.
O sangue torna-se alcalino pela quantidade e rotina em alimentarmos o nosso organismo com frutas, legumes e verduras.
O portador do sangue ácido está condicionado a uma série de venenos; cafeína; tanino, colorantes, acidulantes, contidos amplamente nos alimentos industrializados.
Se por acaso este portador decide parar com tudo isso e começar uma dieta ecológica, natural, higienista, vai haver um desequilíbrio. Passará mal, terá indisposição, dores de cabeça, a pele poderá se encher de espinhas, e se sua situação estiver muito ruim poderá ter até furúnculos.
Por quê?
Porque o organismo viciado em tais químicas na ausência dos mesmos, ainda que por algumas horas entrará em pane. É o que acontece quando alguém deixa de tomar aquele cafezinho naquela hora de costume, ou cheirar a cocaína, ou tomar aquele drink, o álcool, as anfetaminas e os alcalóides, em geral.
A mudança, então, dever ser gradativamente implantada.

Quais as etapas a serem seguidas sem trazer indisposição?
Siga as orientações:
1-Substituir tos os brancos (refinados) por pretos (integrais).



Assim:
arroz branco x arroz integral
pão branco x pão integral
massa branca x massas integrais
açúcar branco x açúcar mascavo

Na alimentação diária, ao trocar os brancos por pretos o resto deverá permanecer a mesma a qual você já estava acostumado.
Isso significa manter o feijão, os legumes, as saladas, a carne os quais você está acostumado.
3-Quinze dias depois
refrigerantes x sucos naturais
enlatados x molhos caseiros
carne vermelha x carne branca

Foi acrescentado produtos naturais e tirou-se a carne vermelha. Deverá ser retirados ainda o café, o chá preto, o mate, e o leite. Permanecem os queijos e os ovos.
3-Trinta dias depois, a sua alimentação deverá estar mais ou menos assim:
Desjejum: Suco de frutas com pão integral, queijo e manteiga e frutas.
Almoço: Arroz integral, legumes, verduras, salada crua, carne branca.




Lanche: Frutas, pão integral com chás aromáticos (framboesa, morango, erva-doce, hortelã) ou suco de frutas.
Jantar: Salada crua, carne branca, arroz integral.

ATENÇÃO: Nem pense em pular refeições achando que com isso irá emagrecer.
É necessário que o organismo, antes uma máquina velha e enferrujada, venha a funcionar com regularidade, recebendo os lubrificantes nos horários recomendados.

Nesta etapa, você já eliminou do organismo, muitos dos venenos aos quais esteve condicionado. É preciso aperfeiçoar a partir daqui.
Você deverá retirar as carnes brancas e substituir por carne de soja. Substituir o leite de vaca por leite de soja. A manteiga, por tahine, missô, mel, ricota, pasta de amendoim, etc.


DIETA BÁSICA DE DESINTOXICAÇÃO

Esta dieta prepara o organismo para dietas curativas, quando a intenção for tratar alguma patologia. Neste caso, ela deverá ser mantida por 30 dias, o que poderá trazer como conseqüência a cura do seu problema.
Ao acordar:
Suco de um limão inteiro espremido em meio


copo de água morna. Na xícara, acrescentar uma colher de chá de missô.(Pasta de Cereais)
Objetivo: Alcalinizar o sangue
Desjejum:
1 concha de Yogurte caseiro batido no liquidificador com frutas.
Modo de fazer o yogurt:
Colocar 2 litros de leite integral para esquentar. Quando estiver numa temperatura nem morna nem quente, onde o seu dedo é capaz de permanecer sem queimar contando até 10, acrescente um copo de yogurte natural comprado no supermercado.
Misturar bem. Cobrir a leiteira com um pano de mesa e guardar no forno.
No dia seguinte, passar para uma vasilha de plástico e colocar na geladeira.
No liquidificador, colocar uma concha cheia desse yogurte juntamente com 2 colheres de sobremesa de farelo de trigo, 2 dedos de fatia de
abacaxi, 1banana, 2 colheres de sobremesa de açúcar mascavo.

Objetivo: Restaurar a flora intestinal, facilitando a absorção dos nutrientes.

Almoço:
Arroz integral tipo cateto
Modo:
Colocar o arroz numa panela com 3 vezes sua quantidade de água fervente.

Temperar com sal marinho, azeite e 1 dente de alho socado. Cozinhar em fogo mínimo. Ir pingando água até ficar no cozimento que você deseja.
Objetivo: limpeza do cerne das células (desintoxicação)
Salada crua de 5 cores
(Para se ter certeza do consumo total de vitaminas)
? cenoura ralada
? beterraba ralada
? pepino com casca cortado fininho
? rabanete, com casca cortado fininho
? repolho cortado bem fininho
Temperar com um molho feito com:
? suco de 1 limão inteiro
? 1 colherinha de café de missô
? azeite
? Dente de um alho socado
Carne de frango, peixe ou carne de soja.
Modo de fazer a carne de soja:
1- Fazer um molho com 3 tomates, 1 cebola, 1 pimentão pequeno, 2 dentes de alho, sal marinho, 1 pitada de páprica ardida, e azeite.
2- Fritar uma xícara de carne de soja tipo granulado, em azeite e sal marinho. Depois, adicionar ao molho.
3- Acrescentar abobrinha, vagem, jiló ou quiabo.
Lanche ou sempre que der fome:


Frutas, frutas secas, sucos, pão integral artesanal com pasta de tahine misturado com mel ou ricota temperada com azeite, sal e alho socado.
Jantar:
O mesmo do almoço, desjejum, ou lanche.
Antes de dormir:
Uma xícara de água morna com suco de um limão espremido. Misturar uma colher de sobremesa de Missô
FRAGMENTOS DO LIVRO DA AUTORA: O ELIXIR DA LONGA VIDA