Seguindo uma ordem que acredito ser a mais adequada para montar uma loja na internet pela primeira vez vou começar com “o nome de sua loja”. Pode ser que você já tenha uma empresa com um nome ou que esteja montando uma agora, de qualquer maneira é por onde devemos começar. O nome desempenha um papel considerável na internet pois está relacionado diretamente com o domínio, seu endereço na internet  é muito importante que seja “um nome curto”, fácil de escrever e de memorizar.

Primeiro passo – Definindo seu endereço na internet.
Você tem duas opções, pode utilizar um sub-domínio como minhaloja.ekom.com.br ou registrar um domínio próprio como minhaloja.com.br. A primeira opção é mais barata ou de graça. Geralmente é um serviço gratuíto oferecido pelas empresas que fornecem soluções em comércio eletrônico. A segunda opção custa R$30,00 reais anuais e aconselho que ao fazer o registro de seu domínio o faça diretamente na “fonte” que no caso de domínios nacionais é o registro.br. Existe também a opção de domínios internacionais e são até mais baratos como .com, .net, etc. porém se seu cliente é brasileiro, então é melhor optar por um domínio nacional.

Para você que está começando e quer reduzir os custos de investimento ao máximo pode começar com o subdomínio mas é extremamente aconselhável registrar um domínio próprio no futuro pois além de ter emails com o nome de sua empresa (ex: [email protected]) uma loja com domínio próprio transmite muito mais segurança para o cliente.

Segundo passo – A loja.
Bom, aqui as opções são sistemas proprietários, sistemas alugados e até sistemas grátis, cada uma com literalmente milhares de opções. Basicamente a escolha irá depender de seu orçamento e de sua disponibilidade de tempo.

  • Sistemas proprietários são aqueles que você  compra o software pronto. Com ou sem manutenção incluída e que geralmente é uma opção que exige um orçamento maior logo de início. A maioria das empresas que fornecem este tipo de solução incluem um serviço de manutenção, caso não ofereça você terá de contratar pelo menos um programador para realizar tal tarefa. Não se iluda, uma loja de internet deve ser dinâmica e você precisa relizar manutenção constantemente.
  • Sistemas alugados são aqueles que você na realidade paga uma mensalidade para que a empresa faça tudo para você, a Ekom por exemplo é uma delas. Existem muitas soluções, basta procurar no Google, meu conselho é que você pesquise muito e foque principalmente em segurança, possibilidade de migração para outra empresa se desejar mudar no futuro (garanta suas informações), teste o suporte e atendimento da empresa, custos para personalização e claro o preço.
  • Sistemas gratuítos também existem muitos e alguns realmente são muito bons. O único problema é que não é só instalar como um programa de Windows, você tem que ao menos conhecer um pouco de programação, webdesign, ter experiência com algum banco de dados como MySql e uma noção de servidores também é bem-vinda OU contratar pessoas que façam isso para você.

Seja qual for sua escolha lembre-se sempre de pesquisar, nessa ordem de relevância:

  1. Segurança
  2. Propriedade de suas informações
  3. Atendimento e suporte
  4. Possibildiade de personalização e seus custos
  5. Preço

Terceiro passo – Personalize sua loja.
Tudo bem, no começo você até pode usar um tema de loja pronto mas você gostaria de ir na padaria tomar um café e depois passar na farmácia para se pesar e perceber que ambos estabelecimentos tem a mesma “cara”? Que são iguais e a única diferença é que em um você compra pão e no outro Aspirina? Personalize sua loja o quanto antes, seus clientes agradecem e suas vendas também melhoram. Já ouviu que “Um rostinho bonito faz mais sucesso!”? Você pode consultar a empresa que escolheu no passo anterior sobre valores ou procurar um webdesigner.

Quarto passo – Meios de pagamento.
Ofereça a maior variedade possível. Hoje com empresas como o PagSeguro, Pagamento Digital, MoIp (Gateways) e muitas outras ficou fácil. Você não precisa ter CNPJ em nenhum destes casos, geralmente o cadastros nestas empresas são gratuítos (se possível se cadastre e use todas) e você paga apenas uma taxa sobre cada transação, calcule corretamente o valor de seus produtos com base nelas. Outra ítem importante aqui é verificar se sua escolha no segundo passo é compatível com o quarto. Ou seja, sua loja pode ser integrada com um destes Gateways?

Quinto passo – Marketing.
Planeje. Uma estratégia de marketing é muito importante para alavancar suas vendas. Nenhum dos passos anteriores terá validade se não entrar ninguém em sua loja. Pesquise sobre SEO, marketing em redes sociais, utilize ferramentas como o Google Analytics e Google AdWords. Verifique também se sua escolha no segundo passo oferece uma loja otimizada para SEO, isso é muito importante. Este é um tema muito extenso e pretendo escrever muito sobre isso aqui no Blog do Ekom.

Este é só o começo, espero ter ajudado. Acredito e realmente desejo que você tenha sucesso em sua empreitada na internet. Aproveito para deixar algumas dicas de coisas que aprendi em alguns anos trabalhando com lojas na internet:

  • Capriche nas fotos dos produtos.
  • Detalhe as informações dos produtos de maneira sincera e objetiva.
  • Atendimento ao cliente é fundamental.
  • Cumpra SEMPRE os prazos de entrega.
  • Lembre-se que o cliente “virtual” é muito mais exigente.