Pessoalmente já conheci desde aquele que ainda está apenas sonhando em montar uma empresa, até aquele que realizou o sonho. 

Porém, há muita coisa (muita mesmo) entre o sonho e a realidade. Muito trabalho, quero dizer. E - pior - é que o resultado nem sempre é satisfatório.

Em meu blog Montar uma empresa, já tive muitas consultas, exposição de idéias e assim por diante. O que vejo - como sempre vi - são dúvidas e mais dúvidas.  

Como montar uma empresa

Veja abaixo um trecho do meu artigo Como montar uma empresa

Ramo de negócios – Defina exatamente o que a empresa vai fazer. Nada de “essa parte a gente vê depois”. Saiba com exatidão produtos e serviços que serão oferecidos pela empresa.

Mercado – Há mercado para os produtos e/ou serviços desejados? Faça uma pesquisa decente. Você precisa oferecer algo que o possível cliente queira, esteja procurando. Um produto novíssimo, inédito, que ninguém nunca viu e jamais se ouviu falar, pode até vender, mas vai consumir muito esforço e dinheiro para convencer o mercado.

Concorrência – Pesquisa muito importante. Há muitos concorrentes no mercado? Quem são eles? Se houver só gigantes no seu ramo, a probabilidade de êxito pode ser remota. Suponhamos que você meta na cachola que vai fabricar telefones celulares. É fácil adivinhar que, com pequeno capital, sem tecnologia e todo o restante (que não é pouco), você vai quebrar a cara. Este foi um exemplo exagerado, mas tenha isto em mente. Por outro lado, a existência de muitos concorrentes não quer dizer que você deva se amedrontar. Se há muita gente fazendo o que você quer fazer, é porque o mercado é bom. Se houver bem pouca concorrência, pode ser que o mercado não seja tão grande. Pesquise e pesquise.

Estes três itens são somente uma pequena parte do artigo. 

Acredito que o mais importante ao iniciar seu projeto, seja planejar. E não aquele planejamento altamente sofisticado. Se o caso for uma pequena empresa, um planejamento básico, direto e realista é mais que suficiente. 

E lembre-se: o planejamento pode até mesmo mostrar que... você não deveria abrir aquele tipo de empresa...

Pense nisso...