O bom momento econômico do Brasil, bem como sua visibilidade mundial, está incentivando muitos profissionais a se tornarem empreendedores e se arriscarem em seu negócio próprio. Diante disso, muitos se perguntam como montar uma distribuidora de bebidas, por ser esse um tipo de negócio que vem atraindo olhares atentos do mercado. Uma das causas que alavanca esse interesse, por exemplo, é o atual boom por cervejas especiais, um mercado de nicho que ainda é pouco explorado no Brasil. Por isso, nesse texto vamos falar um pouco desse negócio para ajudar a dar o primeiro passo.

Como montar uma distribuidora de bebidas: premissas básicas

Para começar, é inevitável iniciar pelo assunto “estudo de mercado”. Afinal de contas, uma distribuidora de bebidas funciona como qualquer outro tipo de negócio, que pede uma análise de mercado e de demanda antes do lançamento. Em suma, é essencial saber como montar uma distribuidora de bebidas num mercado onde há consumidores para isso, sejam eles industriais ou finais. A partir disso, é preciso analisar olhando para dentro (análise interna, do seu microambiente) confrontando como o olhar para fora (análise externa, do macroambiente).

Com isso, outra premissa básica está relacionada, logicamente, à estrutura física do negócio, um componente-chave de sucesso nesse ramo, principalmente porque se trata do armazenamento dos produtos e da estratégia de logística, além, é claro, do local de atendimento ao cliente. Assim, saiba que a estrutura básica desse negócio está em: salão de vendas, balcão de atendimentos, estantes, depósito / estoque e banheiros. Cada um desses espaços terá sua arrumação própria, que deve seguir os princípios de organização e conservação dos produtos.

Como montar uma distribuidora de bebidas: iniciando seu negócio

Agora que você já sabe um pouco acerca do básico, é necessário entender os itens básicos que compõem o galpão de um negócio como esse. Antes de mais nada, é crucial pensar onde abrir esse negócio, afinal, a distância entre você e seus clientes influenciará muito na lucratividade e sucesso do empreendimento. Isso porque, além das questões de logística na entrega dos produtos para os clientes industriais, é muito comum que a distribuidora de bebidas também venda para consumidores finais. Sendo assim, seria ideal que o empreendedor pensasse tanto na praça para o cliente industrial como para o final (B2C e B2B).

Além disso, podemos dizer que entre os itens básicos de uma distribuidora de bebidas estão: freezer, balcões, prateleiras, carrinhos para transporte de carga, veículos utilitários e até softwares gerenciais. Um bom administrador de empresas certamente se atentará para um fator-chave de sucesso que está relacionado à gestão de pessoas. Isso porque os funcionários também precisam entender do negócio, pois lidarão diretamente com os produtos e precisam ter cuidados ao manusear os produtos, arranjá-los nas gôndolas e saber entender a cabeça de um comprador industrial ou final.

Como montar uma distribuidora de bebidas: legislação

Ao falarmos de legislação em como montar uma distribuidora de bebidas, é importante lembrar uma recente modificação do código de defesa do consumidor, na lei nº 11.989, de 27 de julho de 2009, que acrescenta parágrafo único ao art. 31 da lei nº 8.078, de 11 de setembro de 1990, que dispõe que as informações constantes em embalagens de produtos refrigerados oferecidos ao consumidor serão gravadas de forma indelével. Além disso, há todas as questões relacionadas ao tradicional de obtenção de alvará e demais burocracias já conhecidas. Então, após essa lista de informações, já consegue organizar melhor as suas ideias? Compartilhe com a gente em qual estágio você está na formulação do seu negócio.