Montar um posto de combustível pode parecer fácil à primeira vista, porém é preciso muita atenção e conhecimento para que se consiga chegar ao objetivo final de todos aqueles que montam um posto de gasolina: lucrar com ele. Se você está disposto a enfrentar um pouco de burocracia, com certeza este artigo irá esclarecer algumas de suas dúvidas para que você realize seu sonho.

O primeiro e mais importante passo na hora de montar um posto é escolher com cuidado a sua localização. Pecar neste aspecto pode significar afundar de vez o seu negócio. Muitas pessoas acabam fazendo elas mesmas as avaliações das localidades e isso é bem arriscado. Contratar um serviço de acessória é definitivamente uma ótima solução para receber uma avaliação sobre a viabilidade comercial do seu local favorito, afinal, falhar nesta etapa poderá comprometer seu projeto como um todo.

É preciso ter em mente que escolher a localização do seu posto está longe de ser algo simples e rápido. Existem diversos aspectos legais e ambientais que precisam ser levados em consideração neste projeto de montagem. É preciso, por exemplo, que o terreno escolhido esteja afastado de arroios, rios e etc. Em todas as cidades, há também uma lei que impõe uma distância mínima entre os postos. Essas e outras leis acabam por deixar todo o processo mais lento. Outro fator importantíssimo é a análise da concorrência, e caso você não tenha conhecimento sobre os números da sua região, acesse o site ANP (Agência Nacional de Petróleo) e informe-se sobre os dados de compra e venda dos postos do seu município.

Também é preciso considerar, que você precisa efetuar uma varredura nas localidades próximas ao seu terreno caso deseja utilizar uma distribuidora com uma marca já conceituada no mercado. Assim, você poderá optar pela distribuidora que não possui postos pertos do seu, aumentando a concorrência local. Utilizando bandeira branca você tem o benefício de ser livre para trocar de fornecedor quando lhe convier. Contudo, aderir a uma marca forte assinando um CVM (Contrato e Venda Mercantil) poderá lhe dar o benefício de receber uma antecipação do desempenho esperado ou parte dele, e isso, poderá ajudar você a construir boa parte do seu posto de gasolina.

Considerando que você já tenha o seu terreno, é preciso dar início ao processo burocrático envolvido. Um dos primeiros passos para a instalação do seu posto é adquirir a certidão de viabilidade da prefeitura. Ir a prefeitura da sua cidade é o indicado, para que se tenha uma informação mais precisa quanto a distância mínima entre os postos do seu município, porém você pode se adiantar e pesquisar estes dados no site Leis Municipais.

Quanto às licenças ambientais, cada estado possui uma instituição reguladora de atividades que podem impactar no meio ambiente daquela região. É preciso que você consulte o órgão responsável do seu estado para que possa dar início à solicitação das licenças obrigatórias. Licenças essas, que são indispensáveis para que o funcionamento do seu posto seja totalmente legal.

Depois de todas estas dicas você pode estar pensando que montar um posto de gasolina pode ser bem complicado. Assim sendo, podemos afirmar que não é, basta apenas você estar bem assessorado e tudo ocorrerá bem. São diversas etapas que precisam ser seguidas com cuidado, atenção e principalmente respeito as leis. Dessa forma, você irá reduzir os riscos existentes e potencializará as chances do seu posto de combustível ser um sucesso total. Esperamos que nossas dicas tenham ajudado você a esclarecer algumas dúvidas, e, além disso, que tenham incentivado, a quem sabe junto a nós, iniciar a montagem do seu próprio posto. Boa sorte.