Os Food Trucks estão tornaram-se tendências de alimentação, dos restaurantes de comida mais procurados em grandes cidades.

A indústria de street-food (comida de rua) nunca teve tanta publicidade ou notoriedade e se está interessado em como montar um food truck, essa com certeza é uma ideia que chegou para ficar.

Para quem está querendo mais informações de como montar um food truck, vamos passar para você o passo a passo desse processo. Vejamos então como isso funciona e como você pode embarcar na moda dos food trucks.

O conceito em alimentação

Esqueça o hambúrguer comum e o cachorro-quente, já pode descartar essa ideia, ai vai uma dica:  Cozinha gourmet, iguarias de outros países, alimentos saudáveis e doces especiais como cupcakes exclusivos e chocolates exclusivos, essa sim é a tendência para um food truck de sucesso.

Opte por pratos sofisticados, mas de simples preparo e finalização. Lembre-se que uma das características do público diurno de um food truck é a pressa e essa demanda deve ser atendida juntamente com a questão da qualidade.

Encontrar um nicho

A chave para o sucesso neste setor é encontrar o seu próprio nicho e tornando-se o melhor, por isso antes de levar o seu menu sobre rodas por ai, teste as receitas, veja o que precisa aperfeiçoar. Faça pesquisas para descobrir os concorrentes estão oferecendo, o que empreendedores de outros estados estão oferecendo, e depois venha com sua própria criação ou adaptação.

 A escolha da área de atuação

Os locais escolhidos para estacionar o seu restaurante rápido sobre rodas irão desempenhar um papel importante no seu sucesso. Suas decisões sobre onde estacionar para fins comerciais vão depender de vários fatores-chave:

1- Considerar onde é permitido estacionar por lei.

2- Analisar áreas em que pode encontrar os clientes que gostariam de seus alimentos e / ou bebidas.

3- Verificar qual os melhores horários para estacionar e ter fluxo de clientes.

4- Analisar os possíveis concorrentes.

À medida que mais food trucks aparecem nas ruas torna-se muito mais difícil encontrar locais privilegiados. Tem que adicionar o fato de que haverá empresários que não querem que você estacionamento perto de seus estabelecimentos, e isso pode ser um grande desafio para encontrar bons lugares para se fazer negócios.

Bons locais para estacionar seu food truck:

1- Perto de escritórios. 

2- Locais comerciais ou shoppings. 

3- Locais turísticos.

4- Instalações esportivas. 

5 -Festas e eventos. 

6- Congressos e convenções. 

7- Parques e praias. 

8- Estações ônibus e estações de trem.

9- Próximo a universidades.

Estrutura básica de um Food Truck

O food truck é composto por dois elementos distintos, o caminhão e a estrutura da cozinha. E são esses dois elementos que vão influenciar no valor do investimento total.

A plataforma do seu food truck pode ser um caminhão usado ou novo. A opção por um veículo usado, talvez seja a melhor escolha, pois assim você irá reduzir os custos do seu investimento inicial.

O preço vai variar muito em função do tamanho do negócio que você pretende montar. Como montar um food truck com um investimento inicial reduzido? A resposta é: adapte o projeto ao seu orçamento. Não esqueça que você ainda terá que investir na customização do veículo.

 

Customização e adaptação do food truck

Para poder atender às exigências da ANVISA e da prefeitura o veículo deverá ter sua infraestrutura adequada para a venda de alimentos, acesse a Cartilha boas práticas ANVISA  para mais informações.

A adaptação dependerá muito do tipo de alimento que será comercializado, se for trabalhar com comida quente o food truck necessitará de instalação de fogão e forno. Se o seu food truck for de sanduiches pré-prontos, saladas e ect., precisará de refrigeradores.

Outra coisa que desse ser observada são as regras estabelecidas pela ABNT e homologadas pelo Inmetro e Denatran.

Mídias sociais – divulgação

As mídias sociais são ferramentas importantes para conectar com seus clientes e gerar divulgação da marca. Você pode, por exemplo, manter os seguidores informados sobre a sua localização através de seu Twitter ou Facebook, ou usar as redes de nicho menores para atrair novos clientes.  Pode usar o Instagram para divulgar seus pratos e pedir opinião dos clientes.

Palavra Final

 

O negócio de food truck mudou incrivelmente nos últimos anos, tornando-se um dos mais quentes ramos de negócios. Essa pode ser uma boa oportunidade para levar sua ideia, sua tendência de alimento conceito, uma comida de qualidade, etc. para os mais diversos lugares.

Deixe um comentário, diga-nos qual o seu ramo de alimentação, qual a expectativa para o ramo de food truck no Brasil.

Acesse: foodtruckbrasil.net