Muitas vezes na faculdade existem cadeiras voltadas para a produção industrial com cortes de custos, e de forma geral os autores citam que devemos conseguir fazer cortes pequenos no orçamento quando temos um grande volume de produção, isto deveria se tornar uma economia de custos monstruosa a longo prazo, porém não é bem assim que acontece.

Aquelas contas mirabulosas de quanto você consegue economizar em um cafezinho, fazendo isto todo o dia no ano você poderá até mesmo não ter uma economia muito significativa.

Apesar de toda esta lógica fazer sentido em diversos setores industriais, onde existe uma grande escala de trabalho mas em uma micro empresa, por exemplo. dificilmente a conta irá se fechar.

Podemos dizer que na prática, um controle financeiro realizado e multiplicado por um volume muito grande gera uma economia relevante. Apesar disto na micro empresa uma pequena economia multiplicada por pequenos volumes resultam em números pequenos.

Evite fazer uma economia burra

Existem pelo menos duas coisas que poderão fazer uma economia burra.

Uma é economizar com o cafezinho, e se a porcentagem dele nos gastos não vai realmente impactar toda a sua vida financeira da empresa.

A segunda maior é procurar economizar com coisas que poderão ser críticas para a empresa, por mais que possa ser algo caro. De nada adianta se economizar com um contador ou uma ferramenta de gestão se você sabe que eles são essenciais para que a sua empresa continue viva e lhe dando resultados.

É importante lembrar que de forma alguma procure sacrificar as coisas que não vão ser tão relevantes para segurar seus orçamentos, mas que deverão ter um impacto negativo em sua empresa.

Ter equilíbrio nas contas é algo fundamental

Levando em conta um contexto empresarial, economizar comprando um computador velho e gasto poderá lhe economizar em torno de 400 reais, apesar disto é possível que ele possa lhe dar dor de cabeça no dia a dia. Mas também não é preciso comprar uma máquina que custe R$ 15 mil reais.

É interessante procurar sempre ter equilíbrio, os gastos devem ser levados em conta, porém de uma forma mais inteligente. Por isso veja o que é relevante em todo o seu dia a dia.