A limpeza de ar condicionado pode ser uma tarefa complicada para muitos, sendo necessária, na maioria das vezes, alguma ajuda externa.

Embora o ar condicionado seja um aparelho moderno, sua higienização pode ser feita de forma simples e prática, necessitando apenas de alguns cuidados. Acompanhe a seguir algumas dicas para limpar o ar condicionado:

• Primeiramente, é necessário desligar o aparelho e retirar o cabo elétrico da tomada;

• Comece limpando a unidade interna com pano seco, preferencialmente uma flanela. Se estiver muito suja, umedeça o pano e retire toda a sujeira. Atenção: não é necessário utilizar nenhum produto químico;

• A limpeza dos filtros pode ser algo complexo para quem não possui prática. Aconselha-se a contratação de um profissional caso possua dúvidas. Os modelos Split Inverter podem ser ainda mais complicados.

Ar condicionado inverter

Você sabe o que é ar condicionado inverter? Nada mais é do que um modelo inovador de ar condicionado que permite a máxima economia de energia. Ele funciona invertendo a frequência que controla a velocidade de compreensão, mantendo a temperatura sempre confortável.

Confira algumas dicas para limpar os filtros do Inverter sem a ajuda de profissionais:

• Retire o filtro de Carvão Ativado e Filtro HEPA com cautela e limpe-os utilizando um aspirador de pó. Atenção: Não utilize água nem produtos químicos;

• Os filtros de nylon podem ser lavados com água fria após a aspiração de pó, utilizando apenas sabão neutro. Não utilize água acima de 40 graus, para não estragá-los. Deixe as peças secarem completamente à sombra, antes de reinstalar;

• A limpeza do cooler também deve ser feita com aspirador de pó, sem utilização de outros produtos;

• No momento de reinstalar, é necessário máximo cuidado no manuseio de cada peça. Se ocorrer algum problema, chame imediatamente um profissional qualificado. Fique atento também à corrente de energia.