Até a pessoa mais calma e benéfica do mundo tem inimigos.Que se comportam como inimigos pois tem inveja, porque são um pouco loucos, vários são os motivos possiveis. Sendo esta, portanto, uma realidade inexorável, como lidar adequadamente com estes inimigos?

A primeira reação, mais humana, é querer eliminar estas pessoas, seja sumindo de suas vidas, seja vencendo-as, destruindo.Estas alternativas poucas vezes são possiveis e, quase sempre, não são aceitaveis socialmente e moralmente. Fazer o que, então?

Há um velho ditado que recomenda transformar o inimigo em amigo. Isto pode ser feito de várias maneiras, como se associando a ele por uma causa maior que compartilhem (situação cabível quando os inimigos trabalham em um mesmo lugar ou são da mesma família). Também quando se objetiva aprender a lidar com certo tipo de pessoa. Neste sentido, o inimigo presente nem é o alvo preferencial da amizade mas o que a convivencia com ele pode ensinar.

Há outras maneiras, inúmeras, que a criatividade humana nos apresenta. Com dedicação  e pesquisa, cada um saberá encontrar a melhor para a situação que vive.

Esta é, em uma versão singela, a mensagem do cristianismo, que ensina a não se opor ao mal e amar os inimigos. Quando amamos o inimigo ele vira, imediatamente, um amigo. Se não na visão dele, pelo menos na nossa própria.