Para ler a bíblia em 1 ano, você precisa seguir um plano de leitura da bíblia que possa lhe servir de guia, onde você irá ler alguns capítulos por dia, durante 1 ano. Isso parece fácil, não é? Pois é mais difícil do que parece.

Muitas pessoas simplesmente não conseguem seguir o plano de leitura diariamente. E acabam ficando frustradas com esse resultado. Por isso, vamos analisar essa questão e dar algumas sugestões para que você realmente consiga ler a bíblia inteira em apenas 1 ano.

O Grande Problema de Ler a Bíblia - Por que Muitos não Conseguem

Ler a bíblia cansa, pra começar. O texto é muitas vezes misterioso, a linguagem antiga e a gramática mais que perfeita com toda aquela erudição, nos deixa confusos. Além dos costumes antigos da época.

É por isso que para ler e entender a bíblia, você precisa do apoio de ferramentas que te auxiliem na compreensão, por exemplo, dicionários bíblicos, comentários, atlas e estudos sobre os costumes da época.

A hermenêutica e a exegese ajudam muita na interpretação e aplicação do texto, porém, quando você vai ler a bíblia toda, não da tempo de ficar fazendo e aplicando essas coisas todo dia, ou em cada texto que você deixar de entender.

Por isso, se você vai ler a bíblia toda, precisa levar em consideraçao que muitas passagens ficarão sem ser compreendidas e você não poderá interromper a leitura anual para tentar interpretar o texto e chegar a uma compreensão melhor.

Estudar a bíblia é muito diferente de apenas ler a bíblia. Normalmente a tarefa de leitura anual é indicada para quem já estudou bastante a bíblia e tem mais facilidade de entender as escrituras.

Então para ler a bíblia toda, você precisa já ter uma boa compreensão da bíblia, ou ter a consicência de muitas passagens e textos você não vai compreender e não poderá parar no meio do caminho, apenas anote e marque os versículos que você não entendeu, para em outra ocasião, aprofundar melhor o texto.

Considere o Aquecimento e o Pré-Treino!

Se você não tem o hábito de ler, vai precisar de um exercício antes de começar a ler a bíblia toda. Pois as pessoas que já tem hábito de leitura, estão bem acostumadas e terão mais chances de conseguir.

Porém, quem não tem o hábito de ler todo dia, vai precisar de um aquecimento e um pré-treino antes de se aventurar na bíblia. Um bom aquecimento seria ler um livro que você goste, não importa o tamanho do livro, pois o desafio é ler esse livro todo dia, você não pode ficar 1 dia sem pegar o livro para ler.

Se conseguir fazer isso, ler o livro até o final sem ficar um único dia sem ler pelo menos 2 páginas do livro, então terá completado o aquecimento. 

Após ter passado pelo aquecimento, você esta pronto para fazer um pré-treino. É hora de ler a bíblia, mas apenas como treinamento. O desafio é o seguinte:

Você deve ler o livro de provérbios, 1 capítulo por dia dentro de 1 mês. Esse livro tem 30 capítulos, o que significa que em 1 mês você precisa terminar o livro. Tendo concluído esse desafio, terá passo pelo pré-treino.

Treinamento Definitivo

E agora, esta na hora de fazer um treino de verdade. Pois em um plano de leitura anual da bíblia, você precisará ler mais do que apenas 1 capítulo por dia para conseguir ler a bíblia toda em 1 ano.

E por isso, o treinamento é o seguinte. Você deve ler o livro dos Salmos em apenas 1 mês. Você deve ler 5 salmos por dia. E dentro de 30 dias terá lido o livro inteiro. A recomendação é que você faça isso em um mês de 31 dias, assim, terá 1 dia a mais para ler o salmo 119 que é o maior e mais intimidador salmo para o leitor iniciante.

Crie um Incentivo

Após ter passado pelo aquecimento, o pré-treino e o treino definitivo, você já leu 2 livros inteiros da bíblia e isso é ótimo! Poderá ficar a vontade para pular esses livros em sua leitura anual, se quiser.

Mas tendo vencido os desafios, você esta pronto para começar sua jornada de ler a bíblia toda em 1 ano. A minha recomendação é que você crie um incentivo para cada dia em que completa a leitura conforme o cronograma.

Existem várias formas de se alto icentivar, porém, cada pessoa é motivada e incentivada de formas diferentes. Você deve descobrir o que te motiva e te incentiva, pra usar isso ao seu favor na leitura da bíblia.

Você pode fazer o contrário também, toda vez que não conseguir completar a leitura diária, você cria uma penalização para si mesmo. Isso também vou deixar a par da sua criatividade.

Deus o abençoe