Você trabalhou muito para construir sua obra, e mais ainda para publicá-la, porém, a tarefa mais difícil está por vir, como lançar o seu livro ao seu público-alvo?

Se você está com esta dúvida provavelmente publicou seu livro de forma independente e já gastou uma boa grana para isso.

No caso do seu livro ser publicado por alguma editora, ela é responsável pela distribuição, a divulgação e todas as questões que envolvem o marketing. Normalmente a editora levará a obra para participar de feiras e estandes de divulgação da própria editora ou de obras de assuntos relacionados. Não há custos iniciais se uma editora aceitar publicar o seu livro, este parece ser um bom caminho, mas é realmente muito difícil e complicado. A seleção feita por uma editora é bastante rigorosa, e você não terá autonomia para escolher o título e a capa do seu livro, por exemplo. Porém todo o processo de comercialização também ficará por conta da editora e isso pode ser uma vantagem, e em algumas situações uma desvantagem. A desvantagem acontece, por exemplo, eles decidem não participar de um projeto cultural com foco exatamente no assunto de sua obra e você não poderá fazer nada contra essa decisão. Mas ainda assim ter o seu livro publicado por uma editora comercial renomada dá uma grande credibilidade à obra.

Se você pretende ter o seu livro lançado por uma editora comercial, pesquise com a linha de publicação de cada editora, não adianta enviar uma proposta de um livro de informática para uma editora que publica assuntos relacionados à culinária, que será com certeza recusado. Envie os originais revisados, em formato simples, para a editora com uma breve carta de apresentação e não estipule prazos, e aguarde.

Agora se você quer publicar seu livro de forma independente irá ter que arcar com alguns custos, contratando um profissional para diagramação e impressão do seu livro, entre outros tantos detalhes. Também ficará por sua conta a divulgação e comercialização da sua obra.

Você pode entrar em contato com a produção de evento de alguma feira ou congresso relacionado à literatura e verificar se eles abrem algum espaço para escritores independentes. Há também a opção de vender seus livros diretamente em livrarias de forma consignada, não são todas que aceitam, por isso, você precisará pesquisar. Agora a decisão é sua sobre qual melhor forma de publicar e lançar o seu livro, escolha de acordo com suas necessidades ou possibilidades.