Jogos de aventura online pertencem à categoria mais acessada pelos internautas em busca de diversão.

Os jogos de aventura são os mais procurados, acessados e jogados nos sites de games on-line gratuitos. Além de ser uma das categorias que mais possuem jogos, assim como os de ação, o jogo de aventura, em geral, possui personagens já conhecidos de outras mídias, como cinema, televisão, desenhos animados, etc. Essa característica atrai os mais diversos públicos, tanto os mais jovens como os adultos, que estão em busca de entretenimento.

Nessa categoria, os jogos de tiro de aventura são uma subdivisão que também é bastante atraente aos olhos dos internautas, pois oferece muita adrenalina nas missões de cada game. Os jogos de aventura mais populares são os que contam com personagens como Batman, Homem Aranha, Os Simpsons, Carros, etc. No entanto, mesmo os personagens clássicos que já eram famosos na época dos diferentes tipos de jogo dos videogames, como o Mario e o Sonic também são games bastante populares nos sites, hoje em dia.

Para encontrar qualquer uma dessas aventuras, é bastante fácil, sendo necessária apenas uma pesquisa no buscador de Internet, normalmente utilizado com as palavras chaves jogo de aventura. Caso o internauta queira se divertir com um game mais específico, basta filtrar a pesquisa com mais palavras chaves, como, por exemplo, jogos de tiro de aventura.

Já na hora de iniciar o game, o internauta não precisa se preocupar sobre o funcionamento do jogo, pois é comum que as instruções estejam junto à tela do game, explicando o objetivo do jogo e quais as teclas que devem ser usadas para dar movimento à ação. Com os jogos de tiro de aventura acontecem a mesma coisa, sendo acessível para qualquer pessoa o manuseio dos sites de games on-line grátis.

Além de disponibilizarem uma grande variedade de jogos sem cobrar nada pelo serviço, o internauta pode se divertir de forma ilimitada, jogando quantas partidas quiser e acessando quantos games estiver a fim de jogar. A praticidade dos sites on-line também é imensa, pois os usuários se divertem diretamente na página web, sem a necessidade de baixar arquivos para instalar no computador, o que faria com que eles perdessem tempo e gastassem memória do micro.

Essas vantagens permitem que qualquer pessoa consiga brincar com os games, seja de aventura, de ação, de tiro, e demais categorias existentes. Quanto ao computador, ele deve contar, no mínimo, com as configurações padrões que possuem as máquinas atualmente, sem a necessidade de resoluções especiais.