PLANO DE AULA: COMO INTERPRETAR O RACICÍNIO DOS ALUNOS ÁS RESPOSTAS DE QUESTÕES DE MULTÍPLAS ESCOLHAS?

PÚBLICO ALVO: Sala Avaliada Nono Ano “B”

Perfil da Sala: alunos considerados abaixo do básico.

Procedimentos Metodológicos:

Antecipação do Assunto, verificação do conhecimento de mundo da classe em relação ao tema, observação do nível de interesse pelo assunto, trazer pequenas informações sobre palavras desconhecidas e leitura compartilhada antes de iniciar a avaliação.

Instruções para realização da Avaliação

Retire uma folha de caderno, escreva seu nome, número de chamada, a série/ classe, data de hoje, Avaliação de Português, Profª Zilda, e em seguida após a leitura do texto responda a questão a alternativa correta. Após escolher a alternativa escreva em poucas linhas qual foi o motivo (Justificativa) que levou você chegar a essa conclusão?

TEXTO: CONFERÊNCIA CONFIRMA QUE PLUTÃO DEIXA DE SER PLANETA

da Folha Online

A União Astronômica Internacional excluiu, nesta quinta-feira, Plutão como um planeta do Sistema Solar, após longas e intensas controvérsias sobre a resolução. A decisão foi votada hoje no plenário da 26ª Assembleia Geral da entidade, realizada em Praga. O Sistema Solar passa assim a ter oito planetas em vez de nove. Segundo a definição estabelecida pela União Astronômica Internacional, um planeta é aquele que tem massa suficiente para ficar isolado em sua órbita, o trajeto que percorre em volta do Sol. "Em sua formação e evolução o planeta 'limpa' a região a sua volta", explica o astrônomo do Laboratório Nacional de Astrofísica, Carlos Torres. "Em torno da órbita de Plutão há vários outros corpos, por isso ele não é mais um planeta", acrescenta. Especialistas afirmam que em poucos anos deverão ser catalogados vários planetas anões no Sistema Solar.

(Folha de S. Paulo. Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br/folha/ciencia/ult306u15073.shtml. Acesso em 11 junho de 2015 ás 09: 56hm.

Questão: Segundo o texto, Plutão foi excluído do Sistema Solar por quê:

A (  ) ele é um planeta anão. 08 alunos apontaram essa alternativa como correta

B (  ) sua órbita foi alterada. 06 alunos apontaram essa alternativa como correta

C (  ) inexistem corpos celestes à sua volta. 02 alunos apontaram essa alternativa como correta

D (  ) há outros corpos celestes em torno da sua órbita. 20 alunos apontaram essa alternativa como correta

 Objetivos da Leitura

Relacionando o texto às dimensões da leitura, universo específico da competência leitora, percebe-se que a intenção de observação da aprendizagem é comtemplada no currículo de Códigos e Linguagens- Português referente à competência relacionada no item 8, H13, p. 131 do Relatório do SARESP.

 H13 – Estabelecer relações de causa/consequência entre informações explícitas distribuídas ao longo de um texto (GII)

Tema 3 – Reconstrução da textualidade.

 Análise dos resultados segundo as respostas apresentadas

As dimensões cognitiva e argumentativa são o eixo central da organização do item, tendo em vista que os estudantes precisam compreender e organizar informações explícitas em sequência, o que, aparentemente, exige compreensão mais superficial, porém percebe-se que o grupo de alunos que optaram pela alternativa “A”, associaram planetas anões como referencial para embasar a resposta. Já os alunos que apontaram a alternativa “B” como correta é possível que os mesmos não tenham conhecimento de muitos vocábulos existentes no texto. Quanto aos alunos que optaram pela alternativa “D” pode-se dizer que esse grupo já está dentro do nível adequado à proposição da atividade de leitura: Estabelecer relações de causa/consequência entre informações explícitas distribuídas ao longo de um texto (GII)

Justificativas dos alunos:

No primeiro caso, a grande maioria das respostas estava relacionada ao último trecho do texto.

No segundo caso, os alunos justificaram suas respostas afirmando que Plutão era um cometa.

No terceiro caso, as justificativas foram: Plutão não tinha tamanho de planeta e, Plutão é um país internacional e não um planeta. No último caso, os alunos apresentam um nível de compreensão e entendimento de acordo com as propostas do currículo e as habilidades/competências exigidas naquele estágio do conhecimento, ou seja; compreendem o enunciado da proposta.

Propostas de Atividades para auxiliar os alunos à compreensão global da leitura.

Diante dos resultados obtidos pelos alunos da sala analisada e observando-se a situação real de leitura, não é possível saber até que ponto a capacidade de decifrar os signos (dimensão neurofisiológica) e os valores simbólicos que podem ser atribuídos à relação do aluno com o 'universo', a dimensão dos planetas, entre outros elementos, podem interferir na leitura. Acredito que um trabalho pedagógico interdisciplinar “Projeto” nesse sentido pudesse auxiliar os alunos com necessidades de aprendizagem ou compreensão no que tange a compreensão e organização das informações explícitas em sequência e dessa forma proporcionar uma contextualização na prática de como funciona e saber quantos e quais planetas formam o Sistema Solar. Outra proposta de atividade; seria trazer mais livros do gênero de iniciação científica para sala de aula a- fim de que os alunos pudessem comparar diferentes textos do mesmo gênero, conhecer mais sobre o assunto, pesquisar e ter propriedade de argumentação para entender de que forma o título do texto está intrinsicamente atrelado ao assunto do qual o autor pretende emitir sua opinião/tese sobre o expectador /leitor.          

REFERÊNCIAS

RELATÓRIO DO SARESP, 2009-2008.