Os leilões de centavos são uma formula inovadora para se fazer compras na internet de maneira divertida. Essa modalidade foi inventada na Alemanhã há alguns anos e, mais recentemente, virou moda também no Brasil.

O mecanismo de funcionamento é muito simples: na hora em que o leilão começa, um temporizador inicia uma contagem regressiva (que pode variar de 30 a 15 segundos, dependendo do site de leilões e do produto leiloado) e os usuários participam dando lances. A cada lance, o preço do produto aumenta de 1 centavo (eis explicado o nome leilões de centavos, penny auction em inglês) e o timer recomeça a contagem regressiva.

Quem ganha? Ganha o último que der lance , não quem oferecer mais. Porém não há limite de tempo, portanto um leilão pode durar alguns minutos ou algumas horas, ou em casos de produtos de grande valor (por exemplo, um carro) até dias.

Obviamente não dá para saber quando o leilão vai terminar, nem sequer quem será o último a dar o lance e arrematar o produto.

De todos os participantes, apenas um ganha o leilão. Mas o ganhador normalmente faz um ótimo negócio arrematando produtos muito caros por um preço até 90% mais baixo que em loja.

Quando você participa de um leilão, existe a possibilidade de gastar seus lances (que você compra e esse é o lucro dos sites) sem conseguir arrematar nada. Por certo aspecto, os leilões de centavos são um jogo e num jogo é preciso também ter sorte. Ter a sorte de ser o último a dar lance.

Porém queria fornecer algumas dicas para você aumentar suas chances de ganhar:

1)Primeiro, é preciso saber que os leilões de centavos possuem um fundamento num estudo da teoria dos jogos e, mas especificamente, no chamado Dilema do Voluntário. O que é isso? É muito simples: ocorre quando duas ou mais pessoas tem a escolha de tomar ou não uma ação. Esta ação pode custar dinheiro, tempo ou energia, ou a combinação de todos os três. Neste jogo o objetivo é economizar dinheiro, tempo e energia à custa da ação de um oponente que se voluntaria. Se ninguém toma a ação, todos perdem.

Imagine a seguinte situação real: de repente acaba a luz na sua casa e em todas as casas do seu bairro. A companhia de luz só poderá consertar a falha se alguém avisá-la. Você tem duas opções: contatar a companhia de energia elétrica ou aguardar que um vizinho tome essa ação. Tomar essa ação custa energia, tempo e dinheiro. Então seria melhor você não fazer nada. Só que se todos os vizinhos de casa ficarem no aguardo, o inteiro bairro continuará ficando sem eletricidade.

Os leilões de centavos funcionam da mesma maneira. É só substituir a ação “ligar para a companhia de luz”, com a ação de “dar lance”. Se ninguém der lance antes do timer zerar, o leilão se encerrará. E você por economizar seu lance, perderá o leilão.

Portanto, jogar defensivamente não é uma boa estratégia. Mas isso não quer dizer que precisa desperdiçar seus lances. É preciso avaliar a situação e utilizar os lances no momento oportuno, com moderação.

2)Juntar as forças e jogar em grupo. Escolha o produto que você quer ganhar e com ajuda de seus amigos participe do leilão. Cada um ajudará os outros, cobrindo os lances dos concorrentes. No entanto se mantenha em contato com eles (por meio do MSN, Facebook, Gtalk etc...), avaliem a situação e escolhem a melhor estratégia ao longo do leilão.

3)Fixe um limite de lances que você está disposto a gastar e não exceda esse limite. Quanto estou disposto a gastar para tentar arrematar uma TV de Plasma de 42 polegadas? E por um notebook? E por um carro? Avalie sempre e mantenha a situação sob controle. Exemplo: vale a pena utilizar 200 lances para tentar arrematar um computador? Se a resposta for sim, esse será o meu limite. Se apesar de ter gasto 200 lances e ainda não ter conseguido arrematar o produto, desistirei de qualquer forma. Não ganharei, mas pelo menos me diverti.

4)Não perca a paciência e não tenha pressa de ganhar. Lembre-se: ganha o último que der lance. Portanto não adianta dar lances feito doidos para tentar encerrar logo o leilão. Haverá sempre quem terá mais paciência e tentará cansar os adversários deixando o tempo quase esgotar e dando lance nos últimos segundos. “A paciência não é só uma virtude, dá dividendos" dizia o diretor de filmes Bryan Forbes.

Em conclusão: dizem que a sorte é incontrolável. É verdade, mas pode ter certeza que seguindo essas dicas, você aumentará suas chances de ganhar um leilão e talvez faça o melhor negócio da sua vida. A sorte ajuda sempre os ousados.