Autores: ALISSON FERREIRA PUPULIM*, ANDREY BIFF SARRIS*, LUIZ GUSTAVO RACHID FERNANDES*, MAKI CAROLINE NAKAMURA*, RODRIGO LUIZ STAICHAK* e BERNARDO PASSOS SOBREIRO**

 *Acadêmicos Medicina - Universidade Estadual de Ponta Grossa, PR - UEPG. **Professor Adjunto Urologia - UEPG

Como funciona o Viagra (Sildenafil) e outras medicações para tratamento via oral da Impotência Sexual

      O citrato de Sildenafil é um inibidor seletivo da fosfodiesterase de tipo 5 (PDE-5). Os inibidores inativam o Monofosfato de Guanina Cíclica (GMPc), responsável pelo relaxamento do músculo liso do corpo cavernoso. Como a inibição é seletiva e temporária, o Sildenafil não afeta a ereção em momentos nos quais não se realiza o uso da medicação. A estimulação sexual provoca uma estimulação do sistema nervoso parassimpático, que leva a liberação de monóxido de nitrogênio (NO), um poderoso vasodilatador derivado das células endoteliais do corpo cavernoso. O NO leva ao aumento da produção de GMPc, que causa o relaxamento do músculo liso do corpo cavernoso através da redução das concentrações intracelular de Ca+2 e, por fim, o aumento do fluxo arterial da região, produzindo a ereção.

     Já que o GMPc não é degradado devido a inibição da PDE-5, ocorre um aumento da concentração de GMPc. O GMPc estimula a desfosforilação das cadeias leves miosínicas e consequentemente, o relaxamento do músculo liso. Posteriormente, o GMPc é degradado predominantemente pela fosfodiesterase do tipo 5, a qual contribui, em parte, pela detumescência. No entanto, a detumescência é mais diretamente influenciada pelo sistema nervoso simpático. A norepinefrina liberada atua nos receptores adrenérgicos, levando à contração do músculo liso cavernoso, aumentando o efluxo sanguíneo e gerando a detumescência.

     Apesar de os miócitos ventriculares serem dependentes de PDE-1 (ao invés de PDE-5), a vasodilatação arterial e venosa e a possível hipotensão arterial são preocupações com o uso de Sildenafil. O Sildenafil tem uma pequena seletividade, em média 1000x menor, para as PDE-2 (encontradas principalmente no córtex adrenal), PDE-3 (músculo liso, plaquetas e miocárdio) e PDE-4 (linfócitos do cérebro e do pulmão). Apresenta também, uma seletividade moderada para as PDE-1 (localizadas no músculo liso, rins e cérebro), 80x menor e uma seletividade ainda maior para as PDE-6, encontradas nas células fotorreceptoras da retina).

     Os efeitos sobre a contratilidade miocárdica não foram representados em pacientes saudáveis, entretanto, em pacientes com insuficiência cardíaca relatos possivelmente associados de piora no quadro já constam na literatura. Não foram observados efeitos sobre a agregação plaquetária com uso de Sildenafil, nem mesmo em pacientes em uso de ácido acetilsalicílico ou varfarina. Efeitos sobre a retina já foram relatados e devem ser mencionados para operadores de máquinas pesadas. Um dos problemas dos inibidores da PDE-5 é a pouca ou nenhuma resolutividade que esses medicamentos têm para homens com impotência por lesão medular ou outra lesão de inervação e para homens que carecem de libido.  Para esses homens, utilizam-se os vasodilatadores cavernosos diretos.