Para se dar bem no mercado de trabalho, é preciso que o trabalhador esteja em constante aperfeiçoamento dos conhecimentos. Uma das formas de adquirir mais conhecimento é estudar em um curso de ensino superior. No entanto, devido à recessão econômica e a grande dificuldade em arrumar uma vaga no mercado de trabalho, muitos acabam esbarrando na falta de dinheiro para investir nas mensalidades de um de graduação. Felizmente, os residentes em Manaus têm uma solução para tal situação. A Prefeitura Municipal dispõe do Programa Bolsa Universidade. Então, quer conhecer um pouco mais sobre o programa? Veja abaixo como fazer sua inscrição.

O que é Bolsa Universidade 2017

O Bolsa Universidade 2017 é um programa que possui o objetivo de oferecer bolsas de estudos para curso de graduação e sequenciais de formação específica em instituições educacionais privadas que possui convênio com a Prefeitura Municipal de Manaus.

Atualmente, o programa possui convênio com Centro Universitário do Norte, Universidade Nilton Lins, Faculdade Martha Falcão DeVry, Faculdade Metropolitana de Manaus, Faculdade Boas Novas, Faculdade La Salle, Faculdade do Amazonas, entre outras.

Os estudantes que participam do programa devem participar de projetos e ações socioeducacionais junto à Prefeitura Municipal de Manaus. Desta forma, o estudante deverá desenvolver atividades e ações que envolvam âmbitos sociais, esportivos, socioambientais, educacionais, entre outros. Dependendo do tipo da bolsa concedida, o estudante deverá realizar uma quantidade de horas por semestre.

  • Bolsista integral: 150 horas por semestre;
  • Bolsista parcial com 75% de benefício: 120 horas por semestre;
  • Bolsista parcial com 50% de benefício: 90 horas por semestre.

Inscrições do Bolsa Universidade

Uma dúvida muito comum é como se inscrever no Bolsa Universidade 2017. Embora uma parcela de pessoas tenha pulga atrás da orelha sobre o processo seletivo, saiba que a inscrição é muito simples e fácil de ser realizada. A inscrição pode ser realizada do conforto de sua residência, basta ter um computador conectado a internet. Isto porque as matrículas ocorrem apenas pelo site do programa.

O processo seletivo acontece em três etapas: inscrição online, classificação e entrega da documentação do estudante e grupo familiar. É importante ter em mente que para participar do programa também deve obedecer à uma série de diretrizes, como: não estar matriculado numa instituição de ensino superior pública; possuir uma renda familiar per capita que não ultrapasse o valor de 1,5 salário mínimo; não ser beneficiário de outro programa de graduação mantido pelo Poder Público; não possuir diploma de curso superior e ser brasileiro, nato ou naturalizado, residente em Manaus.

Documentos para inscrição

Ao ser aprovado no processo seletivo do Bolsa Universidade, o estudante deverá apresentar algumas documentações. Por isso, é importante que vá separando todos esses documentos numa pasta previamente para evitar qualquer esquecimento no momento de ir até a instituição de educação superior fazer a matrícula. Os documentos para inscrição no Bolsa Universidade são:

  • Comprovante de residência: contrato de aluguel, conta de luz, água, telefone, ou fatura de cartão de crédito;
  • Documentos pessoais: cópias do CPF, carteira de trabalho e de identidade;
  • Comprovante da IES;
  • Declaração de renda familiar;
  • Comprovante de renda
  • Laudo médico com Código Internacional da Doença (para pessoas com deficiência)