Torna-se mais fácil hoje em dia adquirir o sonho da casa própria! Com diversas facilidades, muitos brasileiros utilizam o consórcio de imóveis, e aqui você saberá um pouco mais sobre o que consiste e tira suas dúvidas com nossas dicas. Confira!

Com a finalidade de formar uma poupança, a pessoa começa a fazer parte de um grupo formado por pessoas físicas e jurídicas. Todos os participantes vão contribuir com a poupança em prestações mensais, com algumas poucas taxas. Todos os meses os participantes do grupo concorrem a sorteios para contemplação. Também pode-se ofertar lances com recursos próprios ou lance embutido, para utilizar até 35% do valor de crédito para antecipar o recebimento do imóvel e ter o crédito liberado.O FGTS também pode ser utilizado para dar lancesw e completar a carta de crédito, mas é preciso consultar algumas noemas do SFH (Sistema Financeiro de Habitação).

Um contrato de adesão ao crédito deve ser assinado pelo cliente que deseja contratálo, onde estarão algumas regras que fazem parte do negócio, por exemplo valor de crédito, prazos, valores de reajuste, taxas, e mais. O Banco Central, que regula todo esse processo autoriza a empresa administradora. A segurança de que os negócios estão sendo feitos dentro das medidas autorizadas por lei é evidenciada quando a empresa administradora de grupos de consórcios de imóveis possua esta autorização.

Diferente do financiamento, o consórcio de imóveis não possui juros, nem entradas, nem parcelas intermediárias. A burocracia é realmente menor, e o melhor a se fazer quando há dúvida entre as duas contratações é evidenciar suas necessidades específicas.

Mais informações sobre financiamento acesse nossa página: Financiamento pela Caixa e adquira mais informações sobre os financiamentos disponiveis pela Caixa Ecônomica Federal.