As válvulas são consideradas como alguns componentes existentes dos circuitos considerados pneumáticos que acaba se destinando definitivamente a controlar toda a direção, bem como pressão ou ainda a vazão de todo o ar comprimido. Eles poderão até mesmo ser de controle considerado direcional existente de pelo menos 2, 3, 4 ou 5 vias,  além de tudo isto temos reguladores de vazão ou ainda de pressão e bloqueio com vários tipos de atuadores.

Sobre os coeficientes de vazão das válvulas pneumáticas

Toda a vazão de válvulas pnaumáticas nada mais é do que um volume de fluido que poderá até mesmo passar através dela em um tempo específico. Toda a forma padronizada para especificar a vazão de um tipo de válvula é através de todos os coeficientes, estes quais poderão permitir toda a seleção de válvulas por um método específico procurando as dimensionar corretamente para cada um dos casos existentes em particular.

Todo o coeficiente de vazão é definitivamente definido como sendo um número de galões de água que passam por um tipo de válvula em pouco mais de um minuto, isto em uma temperatura alta que provoca assim uma queda de pressão.

Todo o sistema de vazão efetiva de uma válvula irá depender exclusivamente de diversos fatores entre os quais toda a pressão absoluta de saída deverá voltar, bem com ao temperatura e ainda uma queda de pressão que é admitida.

Todas as determinações de fatores como os Cv e Kv que poderá obedecer a uma série de condições normalizadas como os níveis constantes de água e a ainda em relação as válvulas totalmente a distância e ainda uma posição de todos os instrumentos e ainda detalhes sobre toda a tomada de pressão existente.

Para que se possa conhecer toda a vazão de uma válvula específica a uma pressão final considerada específica, com isto basta se selecionar os valores da pressão final que são desejados nos eixos horizontal do gráfico, o que poderá seguir uma linha vertical até toda a intersecção com um tipo de curva de pressão inicial seguindo uma linha horizontal até os eixos verticais.