FACULDADE NOSSA CIDADE – FNC

BACHARELADO EM ADIMINITRAÇÃO DE EMPRESAS 

THAIS CRISTINA DOS SANTOS RISONHO 

PESQUISA DE MARKETING E DECISÕES 

ORIENTADOR PROF°  LAWTON BENATTI


Com a realidade de mercado altamente competitivo, muitas empresas estão sujeita ao fracasso, isso se deve as transformações impactantes que o mercado no Brasil vem passando, tornando o consumidor mais exigente e econômico.

A pesquisa de mercado é indicada para os empresários antes mesmo de abrirem um novo negocio, onde possibilita selecionar mercados para a venda do produto e serviço; identificar tendências e expectativas; reconhecer a concorrência, conhecer e avaliar oportunidades e ameaças, sendo assim, feita para verificar a viabilidade de uma hipótese, sendo elas comprovadas ou não. Em momento algum a pesquisa trará respostas completas, mas será o meio que tornará possível chegar a conclusões.

A primeira ação para elaborar uma pesquisa é definir o publico alvo e os objetivos da pesquisa, a analisar o perfil do consumidor, necessidades e desejos, conhecer os clientes e suas preferências de maneira a adotar ações eficazes para atraí-los, sendo através de jornais, revistas e internet, ficando conhecida como fontes secundárias. Com base nessas informações, ficará mais fácil de definir a pesquisa primaria, por onde se coletam informações sobre seus resultados de vendas, ações de marketing e até mesmo avalia o plano dos seus concorrentes. A segunda ação é a coleta de dados onde corresponde ao levantamento das informações necessárias para a realização da pesquisa envolvendo a coleta de dados secundários (interno e externo) e primários.

Na terceira ação, é a definição do método de pesquisa de dados primários, estabelece dois métodos de pesquisa neste manual: qualitativa e quantitativa. O método quantitativo emprega analise matemática e exigem uma grande amostragem de dados. Qualitativos vão ajuda-lo a desenvolver e aperfeiçoar sua pesquisa quantitativa, ajuda os empreendedores a compreender os problemas que enfrentam e em muitos casos, podem usar métodos de entrevista para aprender com as opiniões dos clientes. Na quarta ação é trabalhada a definição da amostra, parcela da população com o qual se faz uma pesquisa a partir de um universo previamente definido. Para realizar uma pesquisa por amostragem, são necessário que se conheça alguns conceitos: o tamanho da população, margem de erro, distribuição da população e nível de confiança.

Na quinta ação, é estudado o instrumento da pesquisa, ou seja, são os formulários utilizados na aplicação, com o objetivo de ajuda-lo a levantar informações validas e úteis. Os instrumentos mais comuns são: questionário; roteiro de entrevistas e formulários de avaliação. Na sexta ação, refere-se à pratica da pesquisa, a maneira em que o pesquisador deve abordar o entrevistado.  De forma, a reunir e agrupar os dados coletados chega à vez da sétima ação tabulação de dados, onde serão apresentados os resultados, destacando as informações mais relevantes, facilitando a interpretação. A elaboração do relatório final permite analisar os dados obtidos na pesquisa e identificar aspectos relevantes para a tomada de decisão, possibilitando assim, através dos resultados determinarem as ações necessárias em beneficio do seu negocio. 

As novas empresas que tem a visão do marketing moderno com o foco na compreensão da vontade e necessidades do seu cliente são empreendedoras. Para Kotler (2000) as empresas passam por três estágios, sendo mencionada uma delas abaixo:

“ Marketing empreendedor: a maioria das empresas é fundada por indivíduos perspicazes. Eles percebem uma oportunidade e saem batendo de porta a fim de chamar a atenção para o seu produto.”; KOTLER, 2000, p. 25)

 A pesquisa de mercado é uma ferramenta acessível para a maior parte das empresas e não deve ser substituídas, serve principalmente para validar uma hipótese ou uma ideia já concebida, por isso, antes de investir em qualquer pesquisa, é necessário muita reflexão.