Composição

Como acontece com qualquer tipo de fotografia, composição é uma parte importante da fotografia de praia. Procure por uma composição que vai levar a atenção do espectador para a cena. Isso muitas vezes pode ser melhor alcançado através da inclusão de algum tipo de interesse em primeiro plano, ou usando linhas principais, como a linha de costa curva ou uma trilha de algas, para criar um caminho para a foto. Inclua primeiro e segundo plano objetos para chamar a atenção do espectador para a fotografia.

Quando fizer uma foto de praia que inclui o mar e a areia, lembre-se do princípio dos terços e coloque o horizonte fora do centro do quadro. Isso cria uma foto mais equilibrada e natural do que se você colocar o horizonte no meio do quadro. Também certifique-se o seu horizonte não está inclinado.

Iluminação

A maioria das praias pessoas fotografa no meio do dia, quando o sol está brilhando. O problema com isto é que pode produzir uma iluminação muito dura, com destaques muito brilhantes e sombras muito escuras. Isto lhe dará uma foto com bastante contraste, tornando mais fácil perder detalhes tanto em áreas claras como nas escuras.

Em vez disso, tente fotografar no início ou no final do dia, ou mesmo em torno do nascer e pôr do sol, para uma qualidade de luz mais suave com menos contraste. Estes momentos do dia também produzem algumas cores fantásticas, com longas sombras que trazem a textura da praia, acrescentando profundidade. Evitar o sol do meio-dia dura permite capturar a cena com uma iluminação mais suave.

Use um filtro polarizador

Os filtros polarizadores fazem maravilhas em fotografia de praia, aumentando o azul do céu e, geralmente, tornando as cores mais brilhantes e vivas. Eles também podem ser usados para afetar a aparência da água - ajuste o filtro de uma maneira de reduzir os reflexos, o que lhe permitá ver através da água para o fundo do mar.

Obtendo a exposição correta

Areia, como a neve, é uma substância altamente reflexiva, ela envio  uma grande quantidade de luz para o sensor da câmera. Se você colocar a câmera no modo de exposição automática , a câmera irá sobre compensar este brilho, deixando a foto escura e sem brilho. Tente adicionar um ponto de luz de  modo a compensar a exposição para restaurar a vitalidade natural dos suas fotografias de praia.
Experimentar com diferentes configurações de exposição, até encontrar as pessoas certas para a sua fotografia praia.

Em áreas com bastante contraste, como a fronteira entre a areia iluminada e uma área de sombra, você provavelmente não vai ser capaz de obter uma exposição para ambas as áreas corretamente. Escolha qual a área que você quer uma exposição adequada e use a medição pontual para se certificar de que dá certo. Fazer suas fotos de praia longe do sol do meio-dia brilhante também irá ajudá-lo a expor toda a cena corretamente.

Exposição correta envolve aspectos técnicos que um bom curso de fotografia pode ajudar.

Proteja sua câmera da areia

Uma das maneiras mais seguras para acabar com sua câmera é deixar entrar areia na câmera. Tenha isso em mente em todos os momentos em que tira fotos de praia e faça seu melhor para protegê-la. Nunca, nunca mesmo coloque-a na areia diretamente, principalmente a objetiva.