Para quem deseja realizar pela primeira vez o sonho da casa própria, não faltam opções no mercado, como financiamento, consórcio, leilões e muitos outros métodos. Porém, quem já realizou uma parte desse sonho e agora precisa adequá-lo a suas necessidades, mas não tem muito capital para investir, tem um pouco mais de dificuldade em realizá-lo plenamente. São pessoas que já comprometeram todas as suas reservas na compra de um terreno e agora precisam construir, ou famílias quem acabaram de comprar uma casa ou apartamento, usado ou na planta, e precisam adequá-los a suas necessidades, ou ainda aqueles que já têm sua residência própria há muito tempo, mas sentem que é hora de dar uma repaginada nos ambientes, melhorar alguns itens, modernizar as soluções construtivas ou remodelar a funcionalidade do imóvel às mudanças pelas quais o quadro familiar pode ter passado (como casamento, chegada ou partida de filhos e outros arranjos).

Não importam as motivações, se você se encaixa na modalidade de pessoas que precisa construir ou reformar um imóvel, a Caixa Econômica Federal criou o Construcard, um programa de financiamento que facilita na hora de fazer um Financiamento de Material de Construção Construcard Caixa em diversos estabelecimentos conveniados em todo o país.

Para contratar o serviço, é necessário ser pessoa física com mais de 18 anos de idade (ou ser emancipado) e possuir conta corrente na Caixa. Então, basta solicitar ao gerente de sua agência a relação de documentos necessários (normalmente documentação pessoal como CPF, RG, comprovante de renda e de residência). Esses dados serão utilizados para o banco efetuar uma avaliação de risco.

Se o crédito do requerente for aprovado, ele assina um contrato e recolhe algumas taxas necessárias para dar continuidade ao processo. A partir do momento que o valor for liberado, a pessoa recebe um cartão de débito personalizado, com o qual poderá comprar os materiais necessários dentro de um prazo de seis meses, apenas em lojas de construção que participam do programa. Neste período, só o que é pago ao banco são os juros referentes às compras. Findos esses seis meses, aí sim começa o pagamento das parcelas, que pode ser feito em até 96 meses. O pagamento pode ser feito com débito direto da conta do correntista, para que este não perca o dia de vencimento.

O programa, porém, só é válido para a compra de itens de construção. Outros serviços, como projeto arquitetônico, engenharia, mão de obra e decoração, não podem ser pagos com o Construcard.

Saiba também sobr outros tipos de financiamento acessando o blog Financiamento Caixa.