Não é novidade para ninguém que o país atravessa uma crise nos últimos meses. A situação tem se complicado na economia, seja para os consumidores ou para os empresários. Todos tentam encontrar soluções para chegar ao fim do mês com as contas em dia e com todos os seus compromissos quitados.    

Mas, é possível passar desse limite? Tentar algo diferente de apenas não se complicar financeiramente? Existe um ditado popular que prega o seguinte: em épocas de crise, crie. No entanto, a tentativa de obter algum lucro num período turbulento para a economia nacional não é algo tão simples para retirar uma letra de uma palavra e ter uma inspiração divina.     

A sorte pode e deve estar ao seu lado, porém, é preciso muito esforço, trabalho e planejamento para conseguir crescer durante uma recessão que não se limita somente ao Brasil, mas, que afeta diversas nações ao redor do mundo. Por isso, uma alternativa simples, mas, que sempre está em alta é fidelizar seus clientes e também os seus parceiros de empreendimento. Afinal, ninguém trabalha sozinho.     

Como fidelizar clientes e parceiros?   

1 – Atendimento qualificado   

Se você é sócio ou possui um escritório de advocacia, provavelmente, terá muitos compromissos para resolver externamente. Então, é necessário contar com o auxilio de alguns colaboradores para resolver os problemas e atender clientes, parceiros ou possíveis interessados durante a sua ausência.    

Sendo assim, você precisa contar com pessoas qualificadas ao seu redor e que ofereçam um atendimento educado, gentil e objetivo. Pois, não responder as dúvidas em um primeiro contato ou deixar um parceiro/cliente esperando podem representar perdas consideráveis para o seu escritório. Então, cerque-se de pessoas capazes e de sua confiança, já que os seus funcionários respondem pela imagem do seu escritório.     

2Disponibilidade   

Atualmente, o advogado possui milhares de alternativas para estar disponível e acessível aos seus funcionários, clientes e parceiros. Se não há possibilidade de marcar uma reunião em algum lugar ou horário conveniente para as ambas as partes, o profissional pode optar por uma videoconferência via Skype ou qualquer programa semelhante.

Além disso, pode usufruir da tecnologia e das redes sociais para orientar a sua equipe de trabalho enquanto estiver ausente. Existem meios para garantir o contato com pessoas em praticamente todas as partes do mundo, mas, depende do profissional ter a responsabilidade de retornar aos telefonemas, e-mails e mensagens instantâneas. 

Por isso, é essencial que o advogado esteja sempre estudando e se atualizando sobre as novas tendências de softwares e dispositivos eletrônicos que podem ser úteis para o seu dia-a-dia. 

3 – Dê importância a todos os seus clientes    

Você precisa valorizar todos os seus clientes, parceiros e colaboradores. Afinal, o seu sucesso também depende do empenho e da confiança dessas pessoas. Então, tenha foco e tempo para o seu cliente ou parceiro.     

Almoçar com amigos diariamente nem sempre é possível, você pode tirar esse tempo também para conversar, se reunir ou esclarecer algumas dúvidas pendentes das pessoas que está representando. Vale lembrar que quem procura os seus serviços como profissional de Direito tem um problema e deseja encontrar uma solução. Então, tenha a preocupação em tornar visível todo o seu esforço e dedicação para alcançar esse objetivo.  

Quer ler mais artigos da área jurídica? Acesse Jurídico Correspondentes.