COMO FAZER UMA REUNIÃO PROVEITOSA.

 

Autor: Jorge Bento Clemente.

Orientador: Prof. Esp. Célio Pereira Souza

RESUMO

Este artigo consiste em apresentar a problemática do desconforto nas reuniões por conta da má organização das cadeiras e ou bancos no espaço físico, os auditórios e salões das instituições de ensino, formações e informações.  Mas este artigo será tomando como base como objeto de analise as organizações dos espaços em igrejas. Tendo como objetivo analisar a correta distribuição das cadeiras e ou bancos e apresentar uma opinião sobre o assunto.

 

PALAVRAS-CHAVES: Organização. Espaço. Distribuição de cadeiras ou bancos. Reunião. Igreja.


1.   INTRODUÇÃO

 Em todos os lugares que vamos nos reunir seja qual for o numero de pessoas grande ou pequeno, constantemente temos o desprazer de incomodar ou ser incomodado por alguém, quando este alguém sentou se na primeira cadeira e se fizer necessário sentar se na próxima cadeira na fileira ao lado quando esta fileira encosta no canto da parede. Pior ainda quando sobrou a ultima cadeira no canto da parede. Ou quando tem alguém já sentado nas duas extremidades no caso do banco temos o mesmo desconforto na hora de sentar se e ou precisar levantar se.


 2.   DESENVOLVIMENTO

 Sejam nas reuniões ou eventos workshops, seminários reuniões de formações ou informações em auditórios de empresas, escolas etc. Este trabalho será pra observar principalmente as igrejas quando tem os acentos moveis e se alui com facilidade. Com frequência estes problemas acontecem em salas de ensinos e até na própria nave das igrejas, e assim terá alguém sofrendo com um mal. O mal de ficar chateados e estressados, demonstrando as carrancas carregadas e expressões de nervosismo uns com os outros com os esbarrões que damos despretensiosamente em alguém ou sofremos por alguém que sem querer atropelam nos quando precisar-se de sentar ou se levantar. Nem é contado com os desajeitados que desequilibram e pisam na ponta dos dedos com unhas inflamadas e sentindo que ali já é o fim da tal reunião. Alguns se levantam da cadeira e ou banco e deixa o recinto, fica de pé por alguns instantes e decidem ir embora do local devido à dor.

Se fosse só o fato de sentar se atrás de alguém olhando sempre na nuca de outrem tudo bem, mas ainda temos maus hábitos ou cacoetes de se mexer depois de sentados que de vez enquanto chutamos o calcanhar de alguém, e outras vezes por inquietude ou pra descansar colocam os pés com calçados sujos de pó ou barro no banco a frente e encosta na roupa de quem senta se a frente sujando as. Em detrimento a este fato pessoas saem destas reuniões desconfortáveis arrasados e mau humorados quando  o objetivo de estar ali era pra ser edificados.

Os organizadores das cadeiras no espaço físico desconhecendo este desconforto causado aos participantes pelo mau uso deste espaço com a forma de disposição das cadeiras e ou bancos precisam tomar conhecimento que podem ser os protagonistas anônimos da reunião sem nunca ser reconhecido.

3.  FORMAS DE REUNIÕES DESNECESSARIA ESTA PREOCUPAÇÃO

 É sabido que cada formato de organização de cadeiras, mesas num espaço pra reuniões tem um caráter visível de apresentar que tipo de reunião será feita ali, que pode ser igualitária ou a que revela autoridade de quem vai presidir a reunião, que diferencie dos demais que vão participar.

a)    Quando a reunião é feita em mesa oval ou redonda em que todos sentam se um ao lado do outro da o sentido de que todos os que estão ali sentados são iguais, mesmo que exista uma pessoa que esta na condução da reunião.

b)    Quando a reunião é feita numa mesa retangular em que todos sentam se também um ao lado do outro denominamos de reunião impositiva ao contrario da anterior existe um espaço na mesa que reflete em nos ares de superioridade em relação aos demais lugares da mesa reservado para o condutor da reunião, a cabeceira da mesa.

c)    Quando a reunião é feita em leque ou num formato de ferradura em que cada um senta ao lado do outro e mesmo que tenha um líder conduzindo a dispensa tal preocupação. Todas estas reuniões os membros olham nos olhos uns dos outros.

 4.   PROPOSTAS

 Na organização de cadeiras de madeiras, aço e pvc e ou bancos de madeiras em um salão pra reuniões a principal preocupação precisa ser com o bem estar de quem vai estar sentados e com quem quer se sentar ou se levantar.

A forma correta de colocar as cadeiras é uma ao lado da outra com espaçamento de 10 centímetros, já o espaçamento entre a cadeira que esta a frente deve ser de 60 centímetros, para maior comodidade de quem estiver sentado e quem chegar depois, caso queira sentar-se. Assim se aplica aos bancos só quanto ao espaçamento entre banco da frente e o de trás.

Nem sempre teremos tempo pra tomar as medidas corretas para organização do espaço, então quem esta arrumando as cadeiras e ou bancos no espaço físico toma uma posição entre a cadeira e ou o banco da frente e o de traz de forma que deixa livre ambos sem se encostar, nem no que esta a frente nem no que esta atrás, sempre com a preocupação de estar ajudando para que aconteça uma reunião proveitosa.

 5.   CONCLUSÃO

 Em todas as formas de reuniões os participantes ficam inquietos quando o assunto é de difícil compreensão para ele, então a melhor saída encontrada é a de se mexer o corpo, encolhendo as pernas, cruzando as e descruzando, provocando o mal estar em quem esta conduzindo o assunto e não havendo sincronização com os participantes, a reunião torna pesada para quem preside e para quem esta sendo presidida.

Não deveriam ser assim, mais infelizmente é o que se observa constantemente nas reuniões. Em alguns casos observa-se o problema com maior ênfase que em outros, no entanto, não deixa de ser desconfortável. Reuniões dessa maneira é uma forma de desonra com quem preside a reunião, por isso podemos minimizar estes problemas resolvendo os com o simples fato de nos preocupar com os interessados no assunto, os participantes da reunião e assim arrumando da forma correta as cadeiras e ou os bancos contribuindo para uma reunião proveitosa e fácil de ser conduzida.