O propósito desse artigo é orientar de maneira fácil e rápida como fazer um blog profissional em menos de 5 minutos. No tempo que levaria para você realizar uma simples tarefa, você pode ter o seu próprio blog, com seu próprio domínio, e sua primeira postagem, tudo pronto para que o mundo possa ter acesso, o que é fantástico.

Fazer um blog é o primeiro passo para o sucesso online de muitas pessoas, e
deveras cremos que um blog é a forma de se atingir esse sucesso porque é fácil de criar, é barato, você não tem nada a perder e é uma ótima maneira de alcançar muitos seguidores em um relativo pequeno espaço de tempo. Obviamente você não vai ficar rico um dia depois de criar o seu blog, você terá que labutar nele, criar conteúdo, falar com outros blogueiros até abranger um número massivo de seguidores, mas isso é possível de ocorrer. Isso acontece para nós e para inúmeras pessoas todos os dias.

Para
iniciar, você deve utilizar o banner do Hostgator em nosso site (www.comofazer1blog.com.br) que está na página principal. Entrando na página do Hostgator, vá para a parte de pesquisa de disponibilidade de domínios. No item Registro de Domínio, digite o domínio de seu gosto e clique em pesquisar. Se ele estiver disponível, clique em registrar esse domínio, em seguida clique pra continuar. Logo após clique para escolher o plano de hospedagem, escolha um e adquira.

Você irá receber um email de consentimento do Hostgator com suas informações de login. Acesse o cPanel, que é onde você deve instalar o WordPress. Para fazer o instalação, clique em “Quick Install” na aba de “Softwares/Serviços” e em seguida clique em “Wordpress” dentro de “Blog Software”. Após instalar o WordPress, acerte as configurações básicas: dê um título para seu blog e crie uma senha. Feito isso, digite em seu browser o domínio que você comprou, coloque como usuário “admin” e a senha que você criou, isso o levará para seu painel de controle do WordPress. Nele vá para a aba “Aparência”, “Adicionar novo tema”, e aqui você pode procurar por diversos temas. Existe um em especial que nós gostamos, o WP Soul. Basta instalar, ativar e ele automaticamente muda seu tema. É simples assim.
Agora vá em post, adicione um novo, e
desta maneira você criará seu primeiro post. Dê um título e escreva o conteúdo. Por fim, para acrescentar uma figura, vá no botão “adicionar imagem”, escolha uma figura no seu computador, e ai está! Pronto seu primeiro post de blog em menos de 5 minutos.

Nós usamos o HostGator para hospedagem. Existem várias outras opções à disposição, mas temos tido boas experiências com ele. Você pode hospedar por somente R$ 9,99/mês, o que é ótimo. Fica a seu gosto.

Como você viu, é possível realmente fazer um blog em menos de 5 minutos. Sabemos que este processo pode levar mais tempo e queremos que você o faça da maneira certa. Se você estava atemorizado com o processo antes, esperamos que agora você tenha ficado mais tranquilo ao ver que não são precisos códigos complexos de programação, linguagem html ou css. Você pode fazer tudo apenas clicando um botão e outro ali e como por mágica surge um blog. Se você tinha qualquer apuro antes sobre não saber como criar um blog, você não tem mais desculpas.

Para conseguir mais informações de como fazer um blog, visite nossa página www.comofazer1blog.com.br

Fernando Dubus e Eric Ferreira