COMO FAZER INTERVENÇÕES NO PROCESSO ENSINO \ APRENDIZAGEM NA DISCIPLINA DE GEOGRAFIA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Fernanda Luzia Bezerra Xavier[1]

 Claudia Heloíza Conte[2]

RESUMO

A Geografia é um instrumento relevante na formação do individuo, dando a ele oportunidade de ser um cidadão critico e reflexivo dentro do seu espaço, transformando –o para suprir suas necessidades. Contudo, a disciplina não está sendo vista como  importante para a formação dos alunos do Ensino Fundamental I; um dos fatores que influencia para o acontecido é a priorização das disciplinas de Português e Matemática e o excesso de conteúdos durante o ano. Este cenário contribui para uma formação inadequada em relação aos conteúdos de Geografia pelo aluno, causando no mêsmo um déficit de aprendizagem que o prejudicará  nos anos posteriores com relação aos conteúdos geográficos. É de suma importância  que o aluno saia do Ensino Fundamental I dominando os conceitos geográficos de lugar, paisagem, região e território. Tais conceitos fornecem ao aluno noções de localização no espaço geográfico em espaços diferentes, perto ou distantes do seu convívio. O professor pode utilizar recursos didáticos variados, facilitando assim a construção do conhecimento, essa tem que ser significativa ao aluno, utilizando-o no seu espaço de vivencia. 

Palavras chave: geografia – ensino fundamental - conceitos – recursos didáticos 

INTRODUÇÃO 

A disciplina de Geografia é de importância fundamental na formação do individuo, capaz de torná-lo  um ser critico reflexivo, de transformar a sociedade em que vive, atuando  como um cidadão pleno e conhecedor de seus direitos e deveres.

A Geografia nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental não tem sido considerada uma disciplina fundamental para o desenvolvimento do educando. Partindo desse pressuposto, busca-se neste artigo discutir a seguinte problemática: como intervir pedagogicamente na sala de aula dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental na construção do conhecimento geográfico significativo para alunos e professores.

Outra questão relevante nesta discussão são os professores, pois alegam não terem formação específica para ministrarem a disciplina, com isso acabam trabalhando a mesma de modo superficial, não dando importância ao seu real valor. Esta situação acaba por acarretar um  déficit de aprendizagem no aluno, causando-lhe no futuro transtornos que poderiam ser evitados.

Devido a essa dificuldade encontrada pelos professores de compreender e dominar os conteúdos da disciplina, é que se busca através da pesquisa de fundamentação teórica compreender tal dificuldade.

O presente artigo tem como objetivos: verificar as causas que dificultam a aplicabilidade da disciplina de Geografia em sala de aula, analisar os materiais didáticos utilizados no fazer pedagógico do professor na escola e identificar através da teoria as possíveis intervenções que o professor pode fazer. É nesse cenário que a pesquisa irá se desenvolver, buscando contribuir para a busca de novas perspectivas para ajudar no processo de ensino\aprendizagem na disciplina.