Mudanças de ares fazem bem a qualquer pessoa. Qualquer tipo de mudança deve ser encarada como algo positivo na vida, principalmente, se for uma mudança residencial e mais ainda, se for uma mudança internacional. Fazer uma mudança pode causar alguns transtornos e até mesmo uma certa insegurança, mas com o tempo tudo vai se ajeitando. Você que em breve irá fazer uma mudança internacional, já tirou seu passaporte? Se você ainda não tirou seu passaporte, confira algumas informações que podem te ajudar.

Passo por passo

O primeiro passo para tirar o passaporte é entrar no site do Departamento da Polícia Federal. No site, você precisa clicar no link "requerer emissão de passaporte" e em seguida selecionar a localidade onde deseja pedir o passaporte. Leia tudo com atenção e preencha o formulário com todos os seus dados. Ao finalizar este procedimento irá aparecer na tela do seu computador o botão para gerar a GRU (Guia de Recolhimento da União). O boleto deve ser pago até a data de vencimento. A taxa de concessão de passaporte comum, cor azul, é de R$ 156,07. Já a concessão do novo passaporte sem a apresentação no anterior, mesmo que esteja na validade, custa R$ 312,14.

Os documentos necessários

Pagando a GRU é só comparecer ao posto do DPF levando os seguintes documentos: - Carteira de identidade (maiores de 18 anos), ou certidão de nascimento (menores sem RG). - CPF. - É importante ressaltar que para o novo passaporte não é necessário levar foto. A foto é tirada na hora e digitalizada no passaporte. - Título de eleitor. Comprovante de votação das últimas eleições. - Formulário de requerimento do passaporte. - Passaporte anterior (caso tenha). - Comprovante de pagamento da GRU. Com o passaporte em mãos você precisa saber se o país que irá visitar exige visto de entrada. É essencial entrar em contato diretamente com a embaixada ou consulado do destino que você quer conhecer para obter todas as informações.