Nos dias atuais quem nunca pensou em fazer uma cirurgia plástica? Afinal, vivemos em uma sociedade que valoriza, cada vez mais, a aparência e a estética. E se a evolução da ciência nos possibilita mudar ou melhorar o que nos incomoda, porque não?

A maioria de nós, com certeza, diria sim a uma cirurgia plástica, ou talvez várias cirurgias. Eu diria e tenho certeza que você também já pensou nessa possibilidade. E não há nada de errado nisso. Porém, é preciso lembrar que devemos tomar precauções quando finalmente decidimos fazer uma cirurgia.

O resultado pode, e geralmente é, a realização de um sonho, uma satisfação pessoal. Porém, todo procedimento cirúrgico tem riscos, e no caso das cirurgias plásticas um erro pode causar um grande estrago e tornar seu sonho de estética em um pesadelo.

Ultimamente, tenho visto muitas reportagens falando sobre cirurgias que terminaram de maneira desastrosa. E a história é sempre a mesma, clínicas baratas, falsos médicos e a pressa por fazer o procedimento são as causas desse resultado. Há dicas simples para se fugir disso.

Com a evolução e crescimento do mercado de cirurgia plástica também houve um grande crescimento do número de clínicas e o surgimento de médicos que nem sempre oferecem as condições adequadas para sua cirurgia. Se você quer fazer uma cirurgia plástica é preciso seguir alguns passos muito importantes para evitar que aconteçam erros e complicações. O primeiro passo é pesquisar e se informar sobre o procedimento que escolheu, algumas clínicas oferecem as informações completas no seu próprio site.

O segundo, e mais importante, é procurar um profissional qualificado. É muito importante checar se médico possui registro junto a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e se ele possui o título de especialista, o que o torna habilitado para fazer a cirurgia com toda segurança.

A terceira dica é tirar todas as suas dúvidas e pedir para o cirurgião explicar cada passo do procedimento na sua primeira consulta, assim você vai ter mais confiança e certeza que escolheu um médico capacitado. Por isso, vale destacar o trabalho da clínica UP!Plástica, em São Paulo, que oferece a primeira consulta de graça, para que nós, pacientes, possamos escolher e conhecer bem o profissional antes de tomarmos qualquer decisão. A UP! acredita que nós precisamos confiar no nosso cirurgião e  ter certeza de que ele é capaz de realizar o que queremos. E é esse o melhor caminho, confiança que gera segurança.

O último passo é verificar o local onde será realizado o procedimento, o hospital ou a clínica deve oferecer uma boa infraestrutura e todos os recursos necessários para que haja segurança durante a cirurgia.

Como o mercado oferece inúmeras opções, pesquise muito, leia sobre a clínica também, busque referências de pessoas que já utilizaram os serviços do lugar. A UP!Plástica também tem ações de destaque nesse sentido, disponibilizam no site depoimentos de pessoas que fizeram suas cirurgias lá, isso gera a certeza de que estamos fazendo a escolha certa por uma clínica de credibilidade.

Acredito que precisamos fazer essa escolha com cautela e escolhendo uma clínica e um médico que demonstrem transparência em tudo que realizam. Assim, a cirurgia plástica terá um risco muito pequeno de erros e nós uma certeza de que vamos poder olhar no espelho e sentir orgulho da nossa imagem. Afinal, esse também pode ser um caminho para a felicidade.