Depois do sim é hora de começar os preparativos para o casamento. Porém, muitos noivos não se dão conta de que esse período pode acarretar muito estresse. Entre a escolha do buffet de casamento até o vestido de noiva, é preciso respirar fundo!

Em alguns estudos realizados com casais que estão passando por esse momento, muitos reclamam e dizem sentir raiva, frustração, tristeza ou ataques de pânico. Por isso é importante se organizar para que o estresse não tome conta dessas escolhas tão especiais na vida dos noivos.

Para a terapeuta e coach, Erica Aidar, é preciso relaxar. “Mesmo o casamento sendo importantíssimo para a noiva ela precisa delegar algumas funções, evitando o desentendimento entre amigos, familiares e o próprio noivo”, explica.

O autocontrole também é muito importante durante o processo. “É preciso reservar um tempo de descanso, alimentar-se bem, evitar a perda de peso com dietas mirabolantes e em poucos dias, fazer exercícios físicos constantemente e não deixar de ter boas noites de sono”, afirma a terapeuta.

Nove passos para evitar o estresse

  1. Projete um cronograma para o casamento com um ano de antecedência (no mínimo);
  2. Aprenda a anotar em uma agenda todas as tarefas do dia;
  3. Não jogue a culpa em cima do noivo e divida algumas tarefas com ele, como, por exemplo, a escolha do buffet;
  4. Aceite ajuda de quem você realmente confia;
  5. Caso haja dúvidas sobre vestido, decoração ou lembrancinhas lembre-se de que você pode pedir conselhos para a sua mãe, sogra, madrinhas, tias ou primas;
  6. Sempre considere as opções e analise tudo com calma;
  7. Aceite sugestões de profissionais qualificados;
  8. Não seja agressiva e trate bem aqueles que estão tentando te ajudar;
  9. Se em algum momento você achar que está estressada demais, tire uns dias de descanso;