É comum tanto em novos empreendimentos quanto os antigos a necessidade de estrutura-lo, caso contrário, as consequências poderão ser “catastróficas”. Estruturar ou reestruturar um negócio deve ser feito com cuidado, calma e em pouco tempo, por isso, aproveite este passo a passo para deixar seu negócio organizado e perfeito em menos de 1 mês.

 Estruturar-Negócio

Planejamento (4 dias)

Nos primeiros dias você precisa fazer um planejamento de como irá proceder, quanto tempo irá disponibilizar para resolver cada setor. Dentro deste planejamento deve estar estruturado TUDO, exatamente como deseja que seu negócio fique no final. Neste ponto você deve começar de “frente para trás”, ou seja, comece pensando como deseja que seu negócio seja e vá retroagindo, colocando tudo no papel. Não precisa colocar os detalhes, pois isto será feito em cada fase, mas apenas um “esboço” do que desejará realizar.

  • Valor em caixa
  • Funcionários
  • Mercadorias
  • Horários
  • Custos
  • Inovações

Finanças (3 dias)

Começar pelas finanças é preciso, até mesmo para saber quanto será possível gastar com funcionários, treinamento, novas mercadorias, inovações e etc. Neste ponto você precisa analisar os valores gastos no seu negócio e a receita bruta que seu negócio tem lhe dado ou estima que dê.

Utilize uma planilha e exponha cada “setor” de custo como: funcionários, mercadorias, estoque parado, transporte, entre outros, colocando seus respectivos valores, inclusive em (porcentagem referente à receita bruta). Depois ficará mais fácil descobrir onde está se gastando a mais do que o preciso e reduzir os custos.

Fornecedores (5 dias)

Um negócio de sucesso e bem estruturado precisa ter suas “bases” sólidas. Os fornecedores serão os principais responsáveis pelo sucesso ou não do seu negócio. Faça uma lista com os fornecedores existentes do seu produto e verifique melhores condições, prazos de pagamento e possíveis descontos. Com isso, além de reduzir suas despesas, poderá repassar ao consumidor uma nova vantagem – PREÇOS MAIS BAIXOS.

Aparência do Empreendimento (3 dias)

Dar uma “cara” nova no empreendimento chama a atenção das pessoas e cria uma espécie de novidade. Se o seu negócio está em “maus lençóis” e está reestruturando, não deixe de pintar com novas cores e reformular as coisas de lugar, isso causará um sentimento de “algo mudou” nos seus clientes e, com certeza, será mais suscetível suas mudanças em geral.

Funcionários (7 dias)

A “cara” do seu negócio são seus funcionários, eles que irão atender os clientes e precisam estar muito bem preparados para isso! Invista em um curso de vendas e atendimento para seus funcionários. Existem pessoas especializadas no assunto que deslocam-se até sua empresa e ministram o curso.

Outro aspecto que aumenta significativamente as vendas é o adicional por “bater a meta”, analise seu orçamento e, se possível, faça uso disso.

Controle de Estoque (3 dias)

O controle de estoque deve ser feito no mínimo mensalmente, mas, quando for reestruturar ou estruturar seu negócio, FAÇA! Ao fazer o controle de estoque, além de descobrir o que está “criando teia de aranha” e não tem procura, você também terá uma boa noção do que está faltando. Isso fará com que seus custos diminuam (não comprará o que não saí) e potencializará seus lucros.

Melhoria dos Serviços e Inovação (5 dias)

Todo negócio precisa ser melhorado e inovado, se você não fizer, a concorrência faz! Faça uma pesquisa popular, analise empresas de sucesso e concorrência, pergunte para seus funcionários, tente descobrir o que está faltando em sua empresa. Você perceberá que existem diversos detalhes BARATOS que podem tornar seu negócio muito melhor!

Invista em inovações, tanto em produtos quanto em serviços. Um excelente site que oferece posts e assessoria para negócios é o Novo Negócio (www.novonegocio.com.br).

Por: Matheus Amaral

Colaborador do portal  Novo Negócio <a href="http://www.novonegocio.com.br/ideias-de-negocios/">Link</a>, escritor profissional, aficionado por tecnologia, empreendedorismo e gestão de negócios.

https://plus.google.com/u/0/+ViniciusGon%C3%A7alves/posts

https://twitter.com/novonegocio

https://www.facebook.com/meunovonegocio