COMO ESCOLHER UMA CONSULTORIA AMBIENTAL E EVITAR DOR DE CABEÇA APÓS A CONTRATAÇÃO

É muito comum relatos de empreendedores que passaram por experiências negativas com empresas de consultoria ambiental ou consultores ambientais autônomos.

Com isso, muitos empreendedores começam a generalizar, achando que todos os consultores ambientais são iguais. Geralmente, o empreendedor acaba ficando incrédulo e achando que dificilmente conseguirá licenciar o seu empreendimento.

Na verdade, essas experiências negativas poderiam ser evitadas ou pelo menos amenizadas antes mesmo da contratação deste tipo de serviço.

As principais reclamações dos empreendedores antes de definirem uma contratação são: Demora para receber um orçamento; Falta de esclarecimento de dúvidas técnicas; Preço praticado pelas consultorias e; Confiança no consultor ambiental que fala bastante termos técnicos (que para o empreendedor nem sempre é interessante saber) apenas para justificar o preço cobrado.

Neste artigo, você receberá dicas de como identificar empresas de consultoria ambiental ou consultores ambientais autônomos que darão mais tranquilidade após a contratação.

Inicialmente, quando o empreendedor tem a necessidade de contratar este tipo de serviço, ele costuma fazer uma pesquisa prévia (na internet, no órgão ambiental ou com alguém que conhece) para saber qual profissional ou empresa presta consultoria ambiental.

Nesta pesquisa, pode ser que o empreendedor encontre uma, duas, cinco ou dez possibilidades de profissionais/empresas que prestam consultoria ambiental. Mas e agora? Como vou separar o joio do trigo?

Normalmente, o empreendedor quer saber duas informações básicas: Preço e Prazo para receber a Licença Ambiental.

Então, o empreendedor começa a solicitar o orçamento, através de uma ligação telefônica ou um e-mail enviado ou uma visita ao profissional/empresa.

Para facilitar, vamos chamar o profissional/empresa de Consultor.

Quando o empreendedor solicita um orçamento, significa que ele está interessado em saber o valor a ser dispendido neste tipo de contratação.

Parece óbvio o parágrafo anterior, mas na realidade o quão mais rápido o consultor der o orçamento ao empreendedor, demonstra o quanto de dedicação o consultor está disposto em resolver o “problema” do empreendedor e o grau de atenção e importância que o consultor encara para este serviço.

É lógico que, dependendo da complexidade da demanda do empreendedor, o orçamento pode demorar um pouco mais. Neste caso, é importante que o consultor mantenha o empreendedor informado sobre a previsão correta de entrega do orçamento.

Antes de receber o orçamento, o empreendedor deve observar se o consultor está dando a devida atenção a sua solicitação. Caso isso não esteja sendo bem demonstrado ao empreendedor desde o primeiro contato, dificilmente após a contratação o consultor te dará uma atenção maior.

Além disso, o empreendedor deve desconfiar se o consultor está vendendo muita facilidade, ou seja, dizer que o seu licenciamento ambiental necessário é muito simples ou que ele consegue agilizar o processo dentro do órgão ambiental. Consequentemente, a tendência é que o empreendedor se sentirá inseguro durante todo o período do contrato, podendo gerar problemas sérios ao processo de licenciamento ambiental justamente pela falta de atenção dada ao serviço.   

Após o recebimento do orçamento, o empreendedor deve observar se o consultor está dando suporte técnico para esclarecimento das informações discriminadas no orçamento apresentado. A necessidade de questionamento técnico depende de empreendedor para empreendedor.

O mais importante é que o empreendedor se sinta totalmente esclarecido com as etapas do serviço. Se o consultor não demonstrou suficiência técnica e atenção dada aos questionamentos feitos pelo empreendedor, é um sinal de que o consultor não tem experiência suficiente ou interesse real na demanda do empreendedor. Consequentemente, isso gera insegurança perante ao serviço a ser contratado, podendo gerar pendências técnicas durante o processo de licenciamento. Neste caso, pode o empreendedor desistir do serviço ou até mesmo o consultor não se dedicar integralmente ao serviço.

No que diz respeito ao preço cobrado pelo consultor, é importante frisar que, no mercado, o empreendedor encontrará de tudo, desde consultores que cobram muito abaixo do valor de mercado até outros que cobram valores muito acima do mercado.

O valor do orçamento é um dos fatores mais limitantes e mais delicados durante a fase de contratação de uma consultoria, haja vista que varia muito de consultor para consultor e o poder de barganha ou acesso ao crédito do empreendedor pode restringir as opções de consultores.

O que realmente vale a pena? Contratar pelo menor preço ou pelo melhor atendimento?

Essa é a dúvida da maioria dos empreendedores, que tentam mesclar as duas opções, pagando menos e com a mesma qualidade de atendimento no qual se paga mais.

Existem aquelas velhas expressões de que “o barato custa caro” e “pagar para ver”.

Pode parecer clichê, mas em consultoria ambiental essas duas expressões acontecem muito.

Quando o empreendedor visa apenas o menor valor do orçamento e não avalia o atendimento prestado pelo consultor antes de uma contratação, ele está correndo um sério risco de pagar um serviço que não condiz com a sua expectativa.

Por isso, é de suma importância que o empreendedor observe desde os primeiros momentos se o consultor está dispondo de atenção personalizada a sua demanda e se o consultor está sendo o mais transparente possível, informando as possíveis dificuldades a serem enfrentadas durante a tramitação do processo e como resolvê-las e/ou evita-las.

Recomendamos que o empreendedor não defina a contratação do consultor única e exclusivamente pelo valor do orçamento, pois é muito comum o serviço não ser executado conforme a expectativa do cliente e o mesmo se arrepender pela escolha feita. E o pior, o empreendedor terá que contratar um novo consultor, aumentando ainda mais o gasto do que teria caso tivesse contratado inicialmente pela qualidade do atendimento.

Com estas dicas apresentadas, o empreendedor terá mais critério e uma melhor avaliação no momento de contratar uma consultoria ambiental séria e comprometida com os seus clientes.

São Luís-Maranhão, 17 de outubro de 2016.

Artigo elaborado por

Roberto Brum Corrêa

Diretor Geral e Consultor Ambiental na Equilibrium Ambiental – Consultoria Ambiental no Maranhão.

Contatos:

Email: [email protected]

Telefone: (98) 98216-0059 / 3268-5133

Website: www.equilibriumambiental.wordpress.com