Como sabemos já se passaram os anos em que comprar uma excelente bicicleta com ótima qualidade era uma tarefa difícil e quase impossível no Brasil. Porém, hoje em dia com a globalização e a abertura das importações, temos uma vasta gama de modelos que se encaixam em todos os bolsos e gostos, então saiba como escolher uma bicicleta para ciclismo.

Como vemos, as opções são tantas que a escolha pode se tornar algo difícil e duradouro para as pessoas que estão começando agora a pedalar. Portanto, leia nosso artigo até o final e saiba todas as informações de como escolher a sua bicicleta.

Dicas de como escolher uma bicicleta para ciclismo

Com muitas inovações e tantas variedades que todos os mercados oferecem para as pessoas hoje em dia, muitas delas ficam em dúvidas no momento em que vão escolher os seus produtos.

Sendo assim, com o mercado de ciclismo não poderia ser diferente e com a finalidade de satisfazer todos os gostos e atender a todos os tipos de atividades lançaram muitos tipos e modelos de bicicletas, veja a seguir alguns tipos e saiba como escolher o seu modelo preferido: speed, mountain bikes, híbridas, dobráveis, comfort, lazer, aro 26, aro 29, com suspensão na frente etc.

Como sabemos, escolher o modelo ideal para você é algo muito importante principalmente para não se jogar dinheiro fora e com a escolha certa, você ciclista, poderá aproveitar o máximo do seu produto, afinal de contas ao adquirir um produto bom que se encaixe ao seu perfil, provavelmente você sempre poderá usufruir do mesmo com muita intensidade.

Portanto, para você saber como escolher uma bicicleta para ciclismo  e também para outras atividades que você pratica, elaboramos um pequeno guia que é capaz de auxiliar e ajudar você a comprar a sua primeira bicicleta.

Procuramos abranger neste artigo, assuntos que se referem aos modelos mais variados que podem ser utilizados por iniciantes e também aos modelos mais específicos para triathlon, bicicross, downhill e muitas outras modalidades.

Deste modo, você terá plena certeza de qual modelo atenderá todas as suas necessidades, além de fazer a escolha certa.

Os primeiros passos para adquirir uma bicicleta

Primeiramente, você deve estar ciente para qual funcionalidade você vai utilizar a sua bicicleta, pois existem muitas pessoas que investem muito dinheiro em bicicletas para as deixarem paradas e não as utilizarem em hipótese alguma.

Outras pessoas, já procuram comprar uma bike para utilidade do dia a dia como transporte para o trabalho, faculdade, entre muitos outros. Existem também pessoas que adquirem uma bike pelo simples fato de ajudar em sua saúde, ou então, por ordem médica.

Portanto, seja qual for o motivo que você deseja compra-la, é muito importante saber que você precisa tomar a sua decisão e adquirir algo do seu gosto e não do gosto de um amigo, ok? Afinal de contas, o que é bom para um amigo seu, pode não ser para você.

Então, para você saber um pouco mais sobre como escolher uma bicicleta para ciclismo, procuramos dar mais algumas dicas e assim conseguir esclarecer todas as suas dúvidas sobre este assunto.

O segundo ponto que devemos ressaltar entre as nossas dicas, é que antes mesmo de você adquirir uma bicicleta, você necessita primeiramente escolher a atividade que vai a utiliza-la, após isso, verifique quais são as condições do local onde você pretende pedalar.

Se você mora em uma cidade litorânea, repleta de ciclovias à beira-mar e pretende pedalar a maior parte do tempo nessa área, você vai precisar de uma bicicleta bem diferente de alguém que mora numa cidade rodeada por serras montanhosas e que vai pedalar em estradas de terra na zona rural. Porém, a mesma ideia serve para quem é apaixonado por ciclismo e mora numa região com boas estradas e quer apenas pedalar no asfalto.

Deste modo, após identificar o local que irá pedalar, está na hora de identificar o seu perfil. Se você deseja uma bicicleta apenas para o seu lazer, que será usada para pedalar em parques, bosques, com a família, então, você não deverá escolher as bikes de competição.

Nesse caso é necessário que você escolha uma bike mais simples, do tipo hibrida ou comfort bike, essas seriam essenciais e as mais apropriadas para o seu lazer com a família.

Porém, se você é uma pessoa que andou muito de bicicleta em sua infância, isso irá ajudar em sua decisão e também você terá bem mais facilidade em voltar a pedalar do que pessoas que não tinham costume de andar de bicicletas quando crianças.

Portanto, se você vai começar a pedalar agora, opte por bicicletas mais simples e que seu modelo seja mais leve, essas são as mais indicadas para iniciantes.

Vale ressaltar, que da mesma forma, pessoas que já possuem mais aptidão física, ou seja, aquelas que já são praticantes de outros esportes, como: futebol, corrida a pé, natação, hipismo, vôlei, handebol, entre outros, podem investir em uma bicicleta que possa ser usada em competições, porém estas bicicletas são mais caras, mas são capazes de oferecer componentes melhores, mais duráveis e resistentes aos seus usuários.

Já os mais sedentários, que nunca praticarão nenhum tipo de atividade física ou os que há muito tempo não praticam, levarão mais tempo para entrar em forma e para evoluir nas atividades, portanto, uma biicleta mais básica e simples, de inicio pode ser o ideal para eles. Por isso, é muito importante saber como escolher uma bicicleta para ciclismo.

Essas informações que foram citadas acima, foram pensadas em pessoas que possuem menos flexibilidade, essas terão mais dificuldade em se adaptar com as bicicletas de ciclismo, que também são chamadas de speed ou road. Isso vale também para os indivíduos acima do peso, esses vão precisar de uma bike mais robusta, com componentes de qualidade e mais resistentes.

Outra dica importante que devemos ressaltar antes de escolher uma bike, é que devemos sempre ler informações sobre o assunto e até mesmo trocar ideias com pessoas que já estão treinadas neste exercício, ou seja, com os ciclistas.

Afinal de contas, quanto mais informações ter sobre o tema, melhor será na hora de opinar pela compra e mais facilidade você terá ao escolher a sua bicicleta.

Outro fato que devemos priorizar em como escolher uma bicicleta para ciclismo é que as bicicletas devem ser compradas em lojas especializadas, algumas são chamadas até mesmo de Bike Shops, essas ficam sob os cuidados de um profissional que é apropriado para orientar os clientes em sua escolha.

 A maioria das cidades brasileiras possuem pelo menos uma loja de bicicleta. Se na sua cidade não há nenhuma loja assim, vale a pena ir até a cidade vizinha e conhecer algumas lojas como estas.

Por mais que muitas pessoas achem que não, mas assim como sapatos, roupas e outros produtos de vestimentas, as bicicletas também têm tamanhos específicos para cada tipo de pessoa e isso é um ponto crucial e muito importante que deve ser priorizado na hora da sua escolha, afinal de contas, é fundamental comprar uma bike no tamanho adequado.

Então, certifique-se do tamanho certo para você antes de efetuar a sua compra. Um bom profissional saberá indicar o tamanho de quadro correto para o seu tipo físico e o seu tamanho.

Indicamos ainda, que vale a pena que você faça um rápido teste drive na bicicleta se estiver em dúvida em relação ao tamanho da bike e o seu antes de adquiri-la.

 Entretanto, se você por um acaso estiver acima de 1,85m ou abaixo de 1,65m, fique atento, pois as bicicletas nacionais de recreação e lazer vêm todas num único tamanho padrão e isso pode ser um serio problema para você no momento em que estiver pedalando.

 Algumas marcas e modelos, normalmente as mais caras, estão disponíveis numa ampla grade de tamanhos e formatos que melhor se encaixam ao seu perfil. Então, verifique o seu tamanho e procure por uma bicicleta que melhor se adapte a você, ao seu tamanho e ao seu peso.

Como foi citado acima no decorrer deste artigo, o momento em que se escolhe uma bike deve ser muito bem pensado, afinal de contas, se você escolher uma bicicleta que não se adapte ao seu perfil, você poderá sofrer com as consequências geradas por isso.

 Muitas vezes as pessoas que adquirem bikes não ajustadas aos seus tamanhos, reclamam de dores nas pernas, costas, braços e tudo isso é consequência do tamanho e modelo que foi escolhido.

Portanto, se você esta prestes a escolher uma bicicleta, seja ela para turismo, lazer, atividades físicas e até mesmo competições, escolha o modelo certo que se adapte a sua atividade e verifique antes de tudo, o tamanho e o modelo da bicicleta.

Então, se você leu nosso artigo e se interessou pelo assunto de como escolher uma bicicleta para turismo, deixe o seu comentário abaixo. Espero que com este artigo tenhamos conseguido esclarecer todas as suas dúvidas e esperamos que você faça uma excelente escolha e tenha bom proveito da sua bicicleta em todos os momentos do seu dia e de suas atividades.

Se você gostou deste artigo, veja mais em www.bikeloko.com.br/dicas.