Como escolher um franchising de limpezas?

Existem muitos franchisings de limpezas a partir dos quais um empreendedor pode escolher qual o que melhor se adequa à sua disponibilidade financeira, tempo disponível e necessidades requeridas pelo Master. Selecionar o melhor franchising depende em muito das necessidades específicas do sistema de franchising e da disponibilidade do franchisado. A preferência por um sistema em detrimento de outros dependerá em muito das experiências do futuro franchisado, assim como das informações disponibilizadas sobre os franchisings que o futuro franchisado está considerando como viáveis.
Por exemplo, um empreendedor que quer comprar um franchising de limpezas pode considerar se pretende ser um proprietário-operador ou um proprietário que unicamente gere, organiza e supervisiona as equipas de limpeza que fazem a maioria do trabalho. O empreendedor deverá ainda considerar os custos envolvidos na compra de um franchising, a reputação da empresa e histórico, e o apoio e formação que o franchisador irá oferecer. Com estes objetivos em mente, o empreendedor poderá então escolher o franchising de limpezas mais adequada e provável para ajudá-lo a alcançar os seus objetivos.

Um dos objetivos mais importantes que um empreendedor deve considerar quando compra um franchising de limpezas, é se quer ou não ser um proprietário-operador. Um proprietário-operador possui o seu negócio, mas também faz a maioria do trabalho. Isso normalmente significa que ele é responsável pela parte administrativa bem como pela exploração do franchising. Ele desenvolve as vendas, recebe o dinheiro, e acaba fazendo as limpezas. Em Portugal um dos exemplos deste tipo de franchising é a JaniKing que apresenta um sistema de franchising de limpezas comerciais no qual o empreendedor é simultaneamente franchisado-operador desenvolvendo parte do trabalho em troco de uma garantia inicial de um pacote de clientes com uma determinada faturação. É importante referir que este sistema não tem geralmente território operacional exclusivo e geralmente os royalties são bastante elevados acabando os franchisados por serem mais empregados do sistema gerando essencialmente lucros para o Master.

Existem outros franchisings que envolvem a contratação de funcionários para fazer a maior parte das limpezas, sendo da responsabilidade do franchisado garantir as vendas, a gestão das equipas e a supervisão. Alguns destes sistemas de franchisings de limpezas em Portugal são a Molly Maid, a House Maid, a CleanCompany e a Houseshine.
Na sua essência todos estes sistemas de franchisings de limpezas acabam por ser bastante semelhantes seguindo o modelo tradicional da Molly Maid que considero ser pela data da sua origem (o mais antigo) o pioneiro em Portugal deste tipo de franchisings de limpezas essencialmente domésticas. É interessante verificar que todos os restantes sistemas apresentados praticamente replicaram o sistema da Molly Maid e não apresentam características inovadoras apesar do seu aparecimento mais recente.

Outro sistema de franchisings de limpezas são os franchisings de limpezas de tapetes, sofás e estofados que além das limpezas destes artigos também desenvolvem tratamentos específicos. Em Portugal existe a Dry Chem que é um sistema de franchising de limpeza de Sofás, Tapetes, Alcatifa, Mosaicos, Azulejos e Pedra Natural com mais de 30 anos de experiencia. Estão presentes em Portugal desde 1996, e no mundo deste 1977, e já têm mais de 4000 franchisados. No entanto, parece que o território necessário para viabilizar este tipo de negócio parece ser bem mais extenso em habitantes do que para os outros sistemas o que face à existência de múltiplas empresas que desenvolvem serviços semelhantes inviabiliza o arranque deste tipo de unidades.
Existe ainda um sistema de franchising de limpezas que apresenta um sistema verdadeiramente inovador face aos restantes, uma vez que não se foca num nicho de mercado mas sim na venda de serviços de limpeza para todas as necessidades.

O sistema de franchising de limpezas Prime Clean é o mais recente no mercado, tendo a rede arrancado a sua expansão e recrutamento de franchisados em 1/01/2013 apresenta-se como um franchising de limpezas domésticas e comerciais. A marca apresenta inúmeros serviços para o público quer em limpezas domésticas quer em limpezas comerciais e ainda que dispõe de soluções para as necessidades de engomadoria, limpezas difíceis em altura, limpeza de tapetes, sofás, alcatifas e muitos outros serviços. É de referir que este sistema apresenta um valor de investimento mínimo para uma das opções de arranque de uma unidade franchisada que é um dos mais económicos atualmente em Portugal.

 Para escolher o melhor franchising de limpezas, um potencial franchisado deverá considerar cuidadosamente que tipo de franchising se sente mais confortável e selecionar um franchising que está em linha com as suas preferências. Um bom exercício é construir uma grelha onde coloca os aspetos positivos e negativos de cada franchising selecionado de forma a refletir conscientemente qual a melhor opção. Todos os sistemas de franchising têm os seus franchisados “alvo” e é importante escolher o franchising ideal para si.

 Um empreendedor que está escolhendo o melhor franchising de limpezas muitas vezes compara a reputação das empresas que está considerando. Um franchising que é bem conhecido e tem uma boa reputação geralmente é uma boa escolha, já que alguns clientes irão apadrinhar uma empresa baseada no seu reconhecimento unicamente pelo peso da marca. Quando está tentando escolher a melhor franchising de limpezas, não deverá apenas considerar se o nome é bem conhecido, mas também se o logótipo é facilmente reconhecível. Considere se o nome e logotipo são facilmente reconhecidos e se são facilmente memorizáveis. Novos sistemas poderão ainda não ser muito conhecidos mas deterem toda todas as características que os irão distinguir da concorrência podendo ser uma verdadeira oportunidade, confie no seu sexto sentido, pergunte a opinião dos seus amigos. Deverá ainda considerar quais os serviços que a franchising apresenta e os preços que prática por vezes preços muito reduzidos ou muito elevados poderão impedir o crescimento rápido e sustentado da sua empresa.

Outro aspeto muito importante é o treinamento e suporte que o franchisado irá receber do Master. Na maioria dos casos, os aspirantes a franchisados ao olhar para as empresas que têm os seus próprios sistemas de limpeza e treinamento não consideram este fator que é determinante no sucesso de qualquer franchisado. Desta forma, os novos franchisados não têm que começar do zero com a criação de seus próprios sistemas de limpeza e métodos. Em vez disso, eles podes recorrer aos conhecimentos do franchisador para colocar a sua empresa de limpezas em funcionamento rapidamente. O bom apoio é importante e fundamental. Se algo acontecer com um equipamento ou se um processo não funcionar como deveria, é de grande importância ter um recurso para obter respostas de instrução, assistência, e alguém para lhe dar apoio e confiança.

Por fim, deverá considerar as questões financeiras que são igualmente importantes quando está tentando escolher um franchising de limpezas. Um empreendedor poderá ser tentado a cair no erro de estar escolhendo um franchising que oferece maior valor para investimento do que aquele que ele pode pagar, deverá considerar com cuidado o valor necessário para fundo maneio em acréscimo ao valor de investimento. Alguns franchisings de limpezas não apresentam de forma explícita este valor. Poderá ainda considerar o estado financeiro do Master, a sua história financeira e o sucesso dos seus franchisados atuais. Um potencial franchisado também pode ainda considerar quanto tempo vai ter que esperar antes de começar a ver um retorno sobre o seu investimento.
Para ter uma boa imagem solicite ao Master para falar com alguns dos seus franchisados ou contacte-os pessoalmente para obter mais informações. Se lhe é negada esta pretensão ou o Master só disponibiliza o contacto de alguns dos franchisados pondere bem a sua opção. Espero que tenha gostado desta exposição que marcou a resolução deste meu dilema: Qual a franchising de limpezas a optar para o meu arranque em Portugal?