O termo VPS siginifica, traduzido para o portugues, Servidor Virtual Privado.  Usado para a hospedagem de sites e sistemas na web, seu funcionamento é semelhante ao de um servidor dedicado, porém não conta com um hardware 100% dedicado e sim compartilhado com outros servidores. 

Atualmente diversas empresas oferecem planos de servidores VPS, estes nas mais diversas configurações, porém dentre tantos, qual é o melhor a se escolher?

Se está procurando um servidor para hospedar sites, deve optar por um VPS com cPanel. Pois o cPanel é um painel de controle gerenciador de domínio que simplifica todo o processo para colocar os sites online. 

Geralmente o sistema operacional destes servidores é em Linux, fazendo com que haja uma grande acessibilidade e gama de soluções, por ser gratuito. 

Leve em consideração também o suporte da empresa que irá contratar, porque como se trata de um serviço de nível superior a uma hospedagem compartilhada, você precisará de mais atenção na configuração do servidor, bem como em sua manutenção. 

Por este motivo é recomendado contratar um servidor VPS gerenciado. Esta modalidade de serviço é muito boa para quem não possui conhecimentos técnicos necessários ou então não tem tempo para gerenciar um servidor. Com o gerenciamento, a empresa de hospedagem irá cuidar de seu VPS, fazendo as manutenções e atualizações periódicas e ajudando no suporte aos seus clientes.